Apesar do Alzheimer, avó de cantor se lembra de músicas

Bryan Latino é um cantor e compositor da região, nascido em Campinas, que mescla seus shows com músicas de autoria própria e covers de músicas sertanejas de sucesso.

Sua carreira é marcada por sua avó, a cosmopolense dona Maria Eva Machado, de 78 anos de idade. Há aproximadamente oito anos, ela tem o mal de Alzheimer, que prejudica, principalmente, a memória do portador. “Minha avó não se lembra de quase nada: do meu nome, do nome da filha dela, ou de qualquer outra coisa muito recente. Porém, de uma coisa ela não esquece: letras de música”, conta Bryan.

Bryan lembra que sempre gostou de cantar com a avó, e que a primeira música que ela se recordou da letra após o Alzheimer foi “Chico Mineiro”. “Ela adora sertanejo. Gosta de Almir Sater, Amado Batista… mas não é só de músicas antigas que ela se lembra, não! Ela canta até mesmo Gusttavo Lima comigo”, impressiona ele.

O clímax da carreira de Bryan foi quando uma pessoa conhecida resolveu gravar um vídeo dele e sua avó cantando juntos – vídeo que fez muito sucesso nas redes sociais. “Resolvi postar o vídeo na minha fanpage do Facebook. Em cerca de três horas, já tinha mais de 30 mil compartilhamentos no Facebook”, conta o cantor. Hoje, o número de visualizações ultrapassa os 12 mil no vídeo em que Bryan e dona Maria Eva cantam “Chico Mineiro”.

A música, para dona Maria, é o que a move, segundo Bryan. “Os médicos, no início, diziam que ela não ia se lembrar de mais nada… Eles ficaram impressionados ao ouvi-la cantar Gusttavo Lima, um cantor tão recente. Eles diziam também que o Alzheimer, além de mexer com a memória da pessoa, ele a torna mais violenta e agressiva com o passar do tempo. Contudo, nós percebemos que a música a acalma. Sempre que ela tem uma crise, que ela fica um pouco desnorteada, nós colocamos música para ela ouvir, se eu não estiver perto”, observa ele.

Mesmo que a agenda de shows do cantor costume estar cheia, ele sempre procura estar próximo à sua avó. “Ela fica com a minha mãe, mas, ela ouve mais a mim. Então, quando o quadro de Alzheimer piora, eu ligo pra ela e até canto no telefone para ela se acalmar. No restante dos dias, procuro estar perto dela, cantando junto com ela”, conta Bryan.

Bryan se apresentará em Cosmópolis na Festa Sertaneja, que acontecerá no clube ASPM, no dia 24 de setembro (sábado), às 19h.