Aplicativo ‘Viva Mulher’ é lançado para socorrer mulheres vítimas de violência

Mulheres com medidas protetivas contra agressores serão as beneficiadas

A Secretaria Municipal de Segurança Pública lançou, na segunda-feira (5), o aplicativo “Viva Mulher”. O objetivo é socorrer mulheres vítimas de violência doméstica e feminicídios.

O aplicativo poderá ser baixado nos celulares das mulheres que possuem medidas protetivas contra agressores. O sistema é semelhante a um “botão do pânico” e totalmente gratuito.

“Devido ao crescente número de vítimas de feminicídio na RMC, nós estamos lançando esse aplicativo, pois, nos preocupamos com a integridade física das mulheres de nossa cidade”, disse o prefeito Junior Felisbino.

Cadastro

As vítimas interessadas deverão fazer um cadastro junto à Polícia Municipal. Uma chave será gerada para acessar o aplicativo. A chave poderá ser utilizada em um único aparelho celular. A foto da vítima e agressor poderão ser cadastradas. Além disso, a viatura irá até o local em que a vítima estiver, já que o aplicativo vai utilizar o GPS do celular da mulher em situação de risco.

A vítima, em dois cliques, conseguirá acionar o Controle da Guarda Civil. Imediatamente, soará um alarme, aparecendo na tela os dados do cadastro da mulher, como nome e endereço, para assim ser enviado o devido socorro.

Um dos critérios para o cadastro é que a vítima tenha uma medida protetiva. A medida protetiva, para quem desconhece, somente é expedida pelo Poder Judiciário, após registro da agressão em uma Delegacia de Polícia e a devida representação contra o agressor.

Para mais informações ligue para (19) 3872-6882.