Após 21 anos de casados, eles ainda são eternos namorados

A união e a transparência são os pilares da relação

Cristiane Cotinguiba e Paulo Cantador se conheceram em 1999, numa empresa em que trabalhavam. “Eu me interessei por ela. Após algumas tentativas sem sucessos, já estava desistindo, foi quando ela resolveu me procurar. Nosso primeiro encontro foi em 07/05/2000. Estamos juntos há 21 anos e formamos uma família linda, com 3 filhos maravilhosos”, diz Paulo. O casal logo já teve o primeiro filho, quando os dois ainda eram muito novos.
Cristiane diz que ser mãe tão jovem foi um grande desafio. “A inexperiência gerou muita insegurança e algumas renúncias. No entanto, eu tive todo apoio dos meus pais e do meu esposo nessa fase que foi fundamental para conseguirmos educar e criar nossos filhos”.
‘Cris’ e Paulo, mesmo após tanto tempo juntos, ainda parecem eternos namorados, como jovens que estão juntos o tempo todo, o que acaba sendo incomum entre casados, mas deveria ser regra entre os matrimônios.
E essa união não é apenas entre os dois, toda a família está sempre junto, em qualquer momento, nas alegrias e nas tristezas. O casal sempre passou amor e afeto aos filhos e ensinou que a união era o principal ingrediente para se ter um relacionamento saudável.
“É normal que todos os casais passem por períodos de crise, assim como foi para nós, que já passamos por crises de diferentes intensidades, porém, foi possível enfrentar e superar todos os problemas conjugais e familiares através de muita conversa, respeito, amor, compreensão e, o mais importante, a presença de Deus”, diz Cristiane.
E como atingir esta união? Hoje em dia, a maioria dos casais e famílias acaba se distanciando naturalmente, quando o amor esfria. Como manter essa chama acesa?
Ela diz que o segredo é nunca dormirem zangados um com o outro, e que, às vezes, é difícil, mas, mesmo assim, acabam cedendo.
Nas palavras dela, apesar das responsabilidades maternas, paternas e conjugais, a vida dos dois sempre foi e é um namoro. Sempre demonstrando carinho, amor, expressando através de mensagens e gestos, demonstrando o quanto um é importante para o outro. Além disso, no relacionamento, existe muita compreensão, paciência, carinho, apoio, respeito um pelo outro e transparência, sempre partilhando a verdade, pois, nenhuma mentira pode entrar no relacionamento em nenhum momento, por menor que seja. “E o mais importante de tudo, muita fé em Deus. Esses são valores que também buscamos passar para os nossos filhos”, finaliza Cristiane.
Casais como Cristiane e Paulo são raros hoje em dia, uma vez que os valores relacionados ao amor, simplicidade, união e carinho foram substituídos por conceitos que priorizam o materialismo e coisas fúteis.
Os dois nos ensinam que, apesar dos princípios de vida de hoje, baseados na vida corrida e modo agitado de ser, ainda é possível colocar a família em primeiro lugar…