Após decorrentes chuvas, níveis de água dos Rios Jaguari e Pirapitingui melhoram

Os anos de 2014 e 2015 foram marcados pela crise, porém, crise respectivamente hídrica e econômica.

No ano passado, nessa mesma época que abrange os meses de novembro e dezembro, a maior preocupação, não só do cosmopolense, mas, também, de toda região, era a intensa crise hídrica que assolou o estado e diretamente o abastecimento de água dos municípios da região. Em Cosmópolis, rodízios eram realizados para racionar o abastecimento e a população sofreu com cortes de água. Entre as medidas, fiscais também multavam qualquer responsável por desperdício na lavagem de calçadas e automóveis.

Este ano, a situação hídrica não é tão alarmante. A régua que mede o nível do Rio Jaguari ultrapassou, na segunda-feira (23), a marca de 1,50 metro no nível de água. Essa mesma régua, em Novembro do ano passado, marcava apenas 53 centímetros, quase 1 metro a menos.

Nível da água estava 1 metro e 50 centímetros

Nível da água estava 1,50 metro

Apesar de os níveis dos rios se encontrarem em situação ‘confortável’, o racionamento deve continuar, já que a situação hídrica mundial ainda é muito instável.
A concessionária que administra as bacias hidrográficas Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) disponibiliza online, através do site http://www.sspcj.org.br/, o estado das vazões dos Rios. Conforme especificado no site, são estabelecidas regras de uso para quem retira água diretamente dos rios Camanducaia, Jaguari, Atibaia, Cachoeira, Atibainha e afluentes. A tabela é atualizada todas as segundas e quintas-feiras para informar se a região está em Estado de Alerta ou de Restrição. Atualmente, a quantidade de vazão do Rio Jaguari medida em m³/s é de 51,75, o que o deixa completamente fora de restrição ou alerta.

O Estado de Alerta não restringe o uso da água, mas chama a atenção dos usuários para a proximidade de uma restrição. Já o Estado de Restrição determina as seguintes reduções de captação da água dos rios:

– Para abastecimento público e para matar a sede de animais: redução de 20% do volume diário outorgado;
– Para uso industrial e irrigação: redução de 30% do volume diário outorgado;
– Todos os demais usos deverão ser paralisados durante o Estado de Restrição.

Atualmente, o nível do Rio Jaguari se mantém no status ‘Sem Restrição’, o que, por enquanto, não preocupa o abastecimento de Cosmópolis. O nível, se comparado ao mês de setembro de 2014, ainda se encontra em melhores condições, porém, ainda muito baixos.

Outro fator muito importante que influenciou, neste ano, é o aumento da barragem do ‘Paredão’ da Usina Ester em 70 cm, trazendo maior quantidade de reserva de água na represa local.