A Prefeitura Municipal suspendeu o corte programado de água que foi anunciado na última semana. A medida foi tomada porque o fornecimento do principal produto utilizado para o tratamento de água foi retomado pelo fornecedor, que é da cidade de Cubatão.
Na sexta-feira (1), a Polícia Municipal, com o apoio da Polícia Militar, realizou a escolta de um caminhão transportando Hipoclorito de Sódio. O produto químico é o principal insumo utilizado no sistema de tratamento de água de Cosmópolis.
A cidade teve o abastecimento de água suspenso durante a semana passada, devido a falta do fornecimento do produto como consequência da greve dos caminhoneiros, que atingiu todo o país.
Segundo o Prefeito, “solicitamos à população que economizasse e também fizemos a paralisação na quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira do fornecimento de água [no período das 7 às 12h]”.
“Nós escoltamos o caminhão que faz esse abastecimento e recebemos uma carga na última sexta-feira (1). Essa carga é suficiente para uma semana. Avaliamos que ela deve durar até segunda-feira ou terça-feira”, completou Pivatto.
Com a normalização da entrega do Hipoclorito, o prefeito acredita que não será mais necessária a suspensão do fornecimento de água.
O fornecimento foi normalizado no sábado pela manhã.
Fiscalização e economia
No entanto, apesar da normalização do fornecimento de água, o prefeito ressaltou que as medidas de economia, por parte da população, devem continuar.
“É importante dizer que, apesar do abastecimento voltar a acontecer durante as 24h, a população deve continuar economizando. Nós vamos tomar essa precaução durante toda a semana. Então, use água prioritariamente para alimentação e higiene pessoal. Não lave veículos, não lave calçadas, vamos esperar a total normalização das entregas dos produtos importantes para o tratamento de água”, completou o Prefeito.
O Prefeito também ressaltou que a Prefeitura já vinha realizando um programa de conscientização sobre o uso da água. “Há cerca de sessenta dias, a Prefeitura já realizou uma campanha para que as pessoas economizem água. Nós estamos trabalhando com o sistema no limite. Nós continuamos recomendando que a população economize. E existe, para aqueles que não obedecerem a lei, uma penalidade, que é a multa”, finalizou o prefeito.