Após investigação, dez pessoas acusadas de envolvimento em roubos na cidade são presas

Alguns dos presos acusados de envolvimento nos roubos na cidade. A prisão foi possível através da expedição de Mandados de Prisão, cumpridos nos últimos dias. Foto: Cedidas

Os delitos eram cometidos em residências e também em estabelecimentos comerciais da cidade. Após um trabalho dos agentes do SIG e reconhecimento, foi pedida a prisão dos envolvidos

Após um trabalho de investigação, realizado pelos Agentes do Setor de Investigações Gerais (SIG), foi possível identificar e prender diversos acusados por roubos.
Segundo o SIG, “a investigação reuniu o ‘modus operandi’ dos autores, separando lista de prováveis suspeitos, de acordo com os dados disponibilizados pelas vítimas. De posse do perfil dos autores, os policiais civis e agentes entraram em contato com as vítimas e, num trabalho delicado de conscientização, obtiveram reconhecimentos fotográficos positivos, identificando os autores”.
Após esse trabalho de reconhecimento, foram pedidos os Mandados de Prisão ao fórum Criminal de Cosmópolis.
Ao todo, dez pessoas foram presas, em cumprimento dos Mandados de Prisão Temporária, que tem prazo de cinco dias. Porém, alguns dos Mandados de Prisão Temporária foram convertidos em Prisão Preventiva. Essa já não tem prazo máximo de permanência na prisão.
Para o Delegado Titular de Cosmópolis, Dr. Fernando Fincatti Periolo, “o trabalho durou vários dias. É um trabalho bastante demorado e envolve vários reconhecimentos e oitivas de testemunhas. E, como são crimes, onde, na maioria deles, foram empregadas violência ou grave ameaça à pessoa, uso de arma de fogo, ameaça de morte, causando bastante temor às vítimas, essas se mostram bastante receosas quando vão fazer um reconhecimento. Por vezes, as vítimas têm a certeza de quem é o autor, mas, na hora de fazer o reconhecimento, mesmo com todas as cautelas, mesmo impossibilitando com que fiquem frente-a-frente, com vidro escuro, a sala adequada, elas ficam com receio de futuramente sofrer alguma represália em razão desse reconhecimento”.
Os presos são acusados de envolvimento em diversos casos de roubos à residências e também a comércios na cidade. Alguns dos envolvidos, inclusive, são irmãos e atuavam em conjunto na prática dos delitos.
Em um dos crimes solucionados, dois irmãos, juntamente com um comparsa, efetuaram o roubo a uma loja de roupas no Centro da cidade. O crime aconteceu em dezembro do ano passado. As vítimas, um casal de irmãos, foram rendidas no interior da loja e os objetos carregados no veículo de uma das vítimas. No total, foram levados do estabelecimento comercial cerca de R$ 50 mil em produtos. O prejuízo decorrente do roubo obrigou ao fechamento da loja.
Dois acusados do roubo foram presos em Cosmópolis. Um outro assaltante foi preso em outra cidade, por outro crime.
Com essas prisões, o Delegado acredita que haverá uma redução desse tipo de crime na cidade. “O número de roubos na cidade ainda é bastante alto, bastante preocupante e nós não vamos resolver o problema com isso. Mas, nós conseguimos atenuar um pouco, principalmente, a criminalidade de roubos à residências e a estabelecimentos comerciais“.
À medida que os mandados de prisão eram cumpridos, os presos eram levados até a Delegacia local. De lá, os acusados eram levados para a Cadeia Pública de Sumaré, permanecendo à disposição.