Aprenda a acertar a base ideal para o seu tom e tipo de pele

Existem inúmeros tipos de base que se adequam para cada tipo e tom de pele

Um dos principais desafios na automaquiagem é, sem dúvidas, acertar o tom da base. Quem nunca comprou uma

Tamires Cipriano
Maquiadora Profissional
(19) 97108-8498
Instagram: @tamycipriano

base e só notou que o tom estava errado quando chegou em casa?
Outra dúvida comum é identificar qual base é indicada para o seu tipo de pele: normal, seca, mista ou oleosa.

Tipo ideal
Há muitas opções de base no mercado, como líquida, em bastão, mousse e outras. A líquida com efeito matte é a mais usada, pois é a que mais se adapta às condições climáticas do nosso país tropical, porém, é aí que muitos erram, pois, base com efeito matte é indicada para quem tem a pele mista ou oleosa. Já quem tem a pele seca é melhor optar por uma base luminosa ou que não tenha efeito matte.
Outro fator importante que você deve analisar é como a sua pele se comporta em diferentes situações. Uma pele normal, por exemplo, no inverno, pode se tornar um pouco mais seca. Então, uma base matte já não é indicada nessas circunstâncias, ou então, no verão, pode produzir uma leve oleosidade em alguns pontos do rosto, porém, isso não a torna uma pele seca ou oleosa e essas reações podem ser facilmente controladas com o uso de um bom hidratante para conter o ressecamento, ou ainda um primer para minimizar a oleosidade.
Peles mistas também têm essas variações, inclusive, é comum que, às vezes, você perceba as extremidades do rosto mais ressecadas e, assim, necessite de um cuidado extra na hora de fazer a hidratação dessa região.
É bem comum também que pessoas com pele oleosa tenham um certo receio de aplicar hidratante antes da maquiagem, pois, acham que isso vai intensificar a produção de oleosidade, mas, isso é um erro, a falta de hidratação é que vai acelerar ainda mais a produção de oleosidade. Porém, é claro, sempre importante usar um hidratante específico para seu tipo de pele, com textura em gel são os mais indicados para pele mista a oleosa, pois, são de rápida absorção. Não esqueça do tônico e primer, que ajudarão a conter e minimizar o aspecto de oleosidade, garantindo maior durabilidade da maquiagem.
Concluindo essa etapa de conhecer e identificar seu tipo de pele, vamos para a próxima missão, como acertar o tom da base!

Tom ideal
Moramos em um país miscigenado, portanto, existem vários tons de pele.
Um dos fatores que dificultava a busca pelo tom perfeito eram as poucas opções na gama de cores das bases no mercado nacional e nem todos tinham condições ou viam necessidade de investir em um produto importado, mas, nos últimos anos, as marcas nacionais têm crescido e melhorado muito, buscando entender, de fato, nossas necessidades. Então, se anime!
Se você ainda não conhece seu tom de pele, não se arrisque em comprar base pela internet, vá até uma loja física.
Um erro muito comum na hora de escolher a base é testar no local errado, muitos aplicam na mão, braço ou pescoço, porém, temos que entender que se a função da base é uniformizar o tom do rosto para se igualar ao restante do corpo, então, é diretamente nele que devemos testar, mais precisamente na linha do maxilar, entre o rosto e o pescoço. Escolha de 3 a 4 tons; antes, você ainda precisa de algumas informações importantes.
Para escolher os tons para teste, você deve entender qual seu subtom de pele: quente, frio ou neutro. Para isso, vamos fazer 3 análises comuns: como sua pele se comporta quando toma sol, cor das suas veias, mais precisamente no antebraço na região do pulso e acessórios que mais combinam e realçam seu tom de pele.
Outro ponto importante que você deve saber é que muitas bases oxidam em contato com a pele e alteram a tonalidade. Muitas vezes, a base, ao ser aplicada, parece estar mais clara ou no tom exato, mas, com o passar dos minutos, isso pode mudar. A base que parecia mais claro oxida e se iguala ao seu tom de pele e a outra que você acreditava ser a certa ficou um pouco mais escura. Por isso, sempre espere pelo menos uns 10 minutos depois que aplicar e assim terá tempo suficiente para analisar qual tom realmente está correto.