Aprenda a se maquiar por conta própria

“Comece com maquiagens mais básicas que não precisam de muita técnica para reproduzir até pegar a prática e se sentir confiante para ousar e se maquiar sem medo de errar”

O desejo de muitas mulheres é ter o poder de conseguir reproduzir sua própria maquiagem.
Muitas vezes, essa tarefa não é fácil, mas tudo é uma questão de tempo e treino.
Comece com maquiagens mais básicas que não precisam de muita técnica para reproduzir até pegar a prática e se sentir confiante para ousar e se maquiar sem medo de errar.
Uma dica importante é: não deixe para tentar reproduzir aquela maquiagem que você viu e amou horas antes de sair, tire um tempinho do seu dia para treinar na frente do espelho e assim analisar melhor a maquiagem no seu rosto e, caso precise melhorar algo, você faz na próxima tentativa, pois, a pior coisa que pode acontecer é a maquiagem dar errado e você não ter tempo para corrigi-la.
Aqui vão algumas dicas para acertar na automaquiagem.
O primeiro passo é conhecer seu rosto, o que você quer destacar e o que você quer esconder.
Escolher os produtos certos de acordo com o seu tipo de pele faz toda diferença no resultado final da maquiagem e ter os pincéis certos para cada função facilita a automaquiagem.
A partir daí, vamos iniciar a preparação da pele, que começa com 3 passos importantes, mas que, na maioria das vezes, são ignorados: limpar, tonificar e hidratar! Seguir rigorosamente esses passos, além de garantir a saúde da sua pele, ainda ajuda na durabilidade e acabamento final da maquiagem.
Para maquiagem durante o dia, não se esqueça de aplicar protetor solar.
Aplique um primer, ele ajuda a minimizar a aparência dos poros dilatados, linhas de expressão e também ajuda na fixação da maquiagem.
Em seguida, vamos fazer a aplicação da base e, para isso, você deve encontrar o tom ideal para sua pele. Para acertar o tom, teste aplicando a base na divisão entre o rosto e o pescoço na área da mandíbula, a cor que se igualar com o tom do seu rosto e restante do corpo é a cor ideal!
Depois de encontrar seu tom certo, aplique a base de forma uniforme por todo o rosto com o auxílio de um pincel ou com uma esponjinha, dando leves batidinhas. Com o restante da base que sobrar no pincel, aplique no pescoço e orelhas para o rosto não ficar com aspecto de máscara.
Para não correr o risco de errar e ficar com aquela aparência de panda, escolha um corretivo no tom mais próximo da sua pele para iluminar a região abaixo dos olhos, fazendo um triângulo, topo do nariz, centro da testa e queixo e espalhe com leves batidinhas usando uma esponjinha. Em seguida, com o pó no mesmo tom do corretivo, sele todas as regiões onde aplicou o corretivo para que ele não craquele e sele o restante do rosto com um pó no tom da base para não correr o risco da base transferir com o passar das horas.
Se você optar usar um pó translúcido, tire bem o excesso de pó do rosto para não ficar com aspecto esbranquiçado ou até mesmo estourar no flash.
Com um pó 1 ou 2 tons mais escuros que o tom da sua pele, faça um leve contorno apenas para devolver as sombras naturais do rosto. Se você quer dar aquela leve diminuída no nariz, aplique o pó levemente no ossinho lateral do nariz com o auxílio de um pincel pequeno, em seguida aplique um blush rosado ou coral nas maçãs do rosto para dar aquele ar de saúde e para quem ama aquele glow, aplique iluminador nos pontos centrais do rosto e no ossinho acima das maçãs do rosto.

Maquiagens mais basicas são recomendadas para quem ainda não possui prática

Agora é hora de realçar a região dos olhos, começando pela correção das Sobrancelhas. Use uma sombra na cor que mais se aproxima à raiz dos seus cabelos para ficar mais natural. Com o auxílio de um pincel chanfrado pequeno, preencha toda a sobrancelha corrigindo suas falhas e, em seguida, penteie os pelos para tirar o excesso de sombra.
Nos olhos, com o mesmo corretivo que usou na preparação da pele, preencha toda pálpebra para uniformizá-la e fixar a sombra. Escolha sombras neutras e, à medida que for se sentindo confiante, ouse nas cores.
Para um look suave durante o dia, aplique uma sombra marrom clara no côncavo, esfumando com movimentos circulares ou de vai e vem, dando profundidade, e aplique uma sombra clara no restante da pálpebra móvel.
Se você tem dificuldade para localizar seu côncavo, pegue o pincel de esfumar e posicione ele no canto externo do olho, o côncavo se localiza onde o pincel afunda, entre o ossinho da sobrancelha e o globo ocular.
Para transformar esses olhos em um look marcante para a noite, aplique uma sombra marrom escura ou preta no canto externo dos olhos e esfume as bordas levemente com a sombra marrom clara para tirar as marcações e criar um degradê de cores. Aplique um lápis bege na linha d’água para aumentar o olhar ou lápis preto para diminuir.
Aplique a sombra marrom na região abaixo dos olhos rente à raiz dos cílios inferiores esfumando. Se você ainda não tem muita prática para fazer o queridinho delineado gatinho, aplique um lápis preto rente a raiz dos cílios superiores e esfume levemente com a sombra marrom.
Para destacar ainda mais o olhar, aplique uma sombra iluminadora abaixo das sobrancelhas e canto interno dos olhos para abrir e levantar o olhar. Nos cílios, use um curvex para os cílios ficarem mais bonitos e aplique a máscara para cílios nos cílios superiores e inferiores.
Para finalizar a maquiagem, escolha seu batom favorito e com um pincel pequeno para lábios ou o próprio aplicador do batom, comece fazendo o contorno dos lábios para deixá-los bem desenhados e, em seguida, finalize preenchendo o restante dos lábios!
Prontinho! Você já está pronta para sair e arrasar com a maquiagem que você mesma conseguiu reproduzir. Agora é só continuar treinando, pois a prática leva à perfeição!!!

Tamires Cristina Cipriano Ferreira
(Conhecida como Tamy Cipriano)
Maquiadora Profissional
Telefone: (19) 97108-8498