Aprenda como adaptar seus exercícios para o frio

É normal que fiquemos mais preguiçosos ou sedentários durante o inverno, mas, atividades físicas são essenciais para o bem estar e para a saúde, independente da estação.
Algumas das atividades físicas que podem ser praticadas no inverno, para que seja mais confortável, são as atividades em ambientes fechados, como aulas de dança, lutas, funcional, musculação, dentre outras diversas atividades que você pode se interessar. “Procure fazer alguma atividade física que você sinta prazer em realizar, independente qual seja, pois, o fator treino deve ser algo prazeroso, que te faça sentir-se bem durante e após o treino”, diz Gustavo Bonatto de Lima, educador físico e empresário.
O período de aquecimento durante o inverno deve ser, em média, de vinte minutos, além do alongamento para a prevenção de contrações musculares, que são comuns nesta estação. Usar roupas leves, mas quentes. A hidratação é essencial em qualquer época, mas, no inverno, merece mais atenção pelo clima seco.
A importância da atividade física nesta estação é igual nas outras, porém, como o frio nos faz queimar calorias, acabamos ingerindo ainda mais, o que nos faz engordar e, caso haja a pausa dos exercícios nesta época, o ganho de peso aumenta.
Além dos benefícios para a saúde, os exercícios servem, também, para preparar o corpo para o verão. “Os exercícios ajudam a não acumular aquelas gordurinhas indesejadas que a blusa esconde, mas o verão logo chega para mostrar”, esclarece Gustavo. O corpo leva, em média, três meses para ter o resultado dos treinos, então, não adianta ir para a academia somente no começo do verão.

Como ter uma prática de exercícios regrada no inverno?

Organização: Organizar horários, definir metas e tornar uma rotina ajuda a manter o foco.

Arrume uma companhia: O incentivo mútuo certamente vai facilitar a tarefa nos dias gelados.

Escolha o horário: Com as temperaturas baixas durante a manhã e à noite, malhar no meio da tarde, para quem tem a possibilidade, é uma ótima recomendação.

Teste atividades novas: Você pode encontrar exercícios que te motivem ainda mais e que façam a experiência de sair de casa, algo interessante e divertido.

Gustavo também alerta que a prática de atividades físicas durante o inverno ajuda no controle da temperatura corporal. Ele afirma que os resfriados e gripes são comuns nesta época, portanto, sempre na ida e volta do treino, se

Gustavo Bonatto de Lima Educador Fisíco Academia Physius

manter agasalhado é essencial para que sua saúde esteja em dia.
Para qualquer tipo de atividade, o acompanhamento físico com um profissional é de extrema importância para que, a longo prazo, não haja nenhum tipo de complicação física.