Aprenda como equilibrar o orçamento e poupar para o fim e início do ano

Os gastos de fim e início de ano costumam apertar o orçamento financeiro dos brasileiros. As despesas comuns em dezembro, como por exemplo, as compras de presentes de natal, ceias e celebrações, são seguidas pelo réveillon, férias e impostos.
Segundo o economista José Adilson da Silva, a maneira mais eficiente de economizar é tendo um bom planejamento financeiro o ano todo; e também é necessário mudar os maus hábitos de consumo por impulso. “O mais importante, neste caso, são o planejamento financeiro e a disciplina com os gastos. É normal, no fim do ano, termos várias confraternizações e encontros que não podemos deixar de participar e cada um deles envolve o gasto de valores monetários”.
Uma dica importante dada pelo economista é anotar todos os gastos, separando por tipo de despesas, ajudando, assim, a entender. “Essas anotações ajudam, e muito, no controle dos gastos, é a forma mais eficiente de saber para que e para onde o seu dinheiro está sendo destinado”.
Para ajudar nessas anotações, atualmente, existem vários aplicativos fáceis de utilizar que mostram, quase que em tempo real, o valor gasto com as despesas do mês.
Outra dica do especialista é rever as despesas fixas e as variáveis, que ajudam no controle financeiro. “A partir do momento que a pessoa tem em mãos uma planilha com os gastos mensais, com toda certeza, terá condições de rever esses itens fixos e, de posse dos valores, realizar as negociações com as operadoras de telefonia, internet e TV por assinatura”.

Viagens e festas
Para aqueles que querem viajar, José Adilson esclarece que é importante e necessário fazer planejamentos. “Se não houver um planejamento, a viagem de férias, ao invés de ser agradável, será um tormento que a pessoa ficará lamentando o ano todo com relação às acomodações do hotel, à comida, ao receptivo que o recebeu, enfim, a viagem foi um ‘desastre’ e o pior, ainda ficou devendo”.
José Adilson também esclarece que, para viajar no fim ou início de ano, é necessário que um objetivo seja traçado com previsão de gastos que têm que começar com algumas perguntas. “Algumas questões como: se for viajar, iremos para onde? Quantos dias iremos ficar? Quantas pessoas irão?; se for viagem ao exterior, tem que verificar: os passaportes estão válidos? Temos vistos para entrada no país destino? Temos as moedas estrangeiras necessárias?”.
Já para as festas de aniversário ou réveillon, algumas perguntas também são necessárias, como: quantas pessoas convidar? Precisará de locação de espaço, o espaço já possui inclusas no valor da locação mesas e cadeiras? Qual será o cardápio?.
Seguindo algumas orientações, é possível criar uma reserva financeira estratégica para esse período e não sair no prejuízo ou com férias frustradas.