Aprenda como manter o ar-condicionado do seu carro em bom estado

Profissional dá dicas de alguns detalhes importantes para a garantia de um melhor desempenho

Nesta matéria, abordaremos a forma correta de utilizar o ar-condicionado do seu veículo. Pois existem alguns macetes, para ter uma boa eficiência desse sistema.
A primeira dica é utilizar o ar-condicionado com frequência, pois, quando utilizado poucas vezes, a umidade acumulada na caixa evaporadora pode contribuir na proliferação de fungos e bactérias, e também acúmulo de poeira. Dessa forma, quando o dispositivo for ligado, pode apresentar um odor desagradável, além de afetar a qualidade do ar, que é ventilado no interior do veículo. Além disso, a não utilização faz com que as borrachas e anéis de vedação do sistema ressequem e deixem de fazer uma boa vedação, permitindo o vazamento do fluido refrigerante (gás) e, consequentemente, perdendo a eficiência do ar condicionado.
É interessante usar o ar-condicionado dos veículos, no mínimo, duas vezes por semana, por cerca de 10 minutos.
Outro ponto muito importante é a higienização do sistema (troca do filtro de cabine e higienização com produto odorizante ou ozônio afim de eliminar odores), que deve seguir o manual do veículo, mas de um modo geral, a higienização pode ser feita a cada 20.000 km em uso urbano e 10.000 km em uso rural ou 12 meses.
Outra dica muito importante é que quando o veículo estiver exposto ao sol, deve-se abrir os vidros e ligar o ar condicionado na velocidade 3, para que o ar quente possa sair do veículo. Em média, 3 minutos são o suficiente. E para aumentar a eficiência do ar-condicionado, é interessante selecionar o botão de recirculação, ou seja, o ar fica fechado na cabine do veículo, aumentando, e muito, a eficiência do sistema. Mas, vale lembrar que, em viagens longas, deve-se abrir a circulação da cabine do veículo, a cada 3 horas, afim de eliminar o gás carbônico gerado por nossa respiração, pois, esse gás em grande quantidade pode causar sonolência nos ocupantes do veículo.

Adriel Azevedo
Azevedo’s Car
Reparo de módulo de injeção, Suspensão, Freio, Motor, Injeção.
(19) 3872-4249
Rua Gustavo Epprecht, 386 – Real Center – Cosmópolis
www.azevedoscar.com.br
contato@azevedoscar.com.br