Aprendi a me contentar

Você já reclamou do dia em que está chovendo, está fazendo frio? Já ficou chateado porque o dinheiro desse mês não deu para comprar aquele sapato? Reclamou porque o ônibus atrasou? O pneu do seu carro furou? Caiu café na sua roupa que você acabou de vestir para a festa?
Realmente, são coisas que nos chateiam, nos deixam, às vezes, até furiosos. Nem vou mencionar aqui coisas mais graves para não parecer leviano.
Mas, será que podemos ter uma postura mais amena, menos estressante diante de alguma situação desagradável? Será que podemos ter um certo controle das nossas emoções e evitar gritarias, xingamentos, ou algum surto de violência, ou frenesi?
Não estou aqui tentando deixar um ar de passividade ou indiferença ou até mesmo irresponsabilidade diante dos problemas da vida. Até acho que podemos e devemos nos posicionar com firmeza para procurarmos resolver tudo o que está em nosso controle. Porém, há situações que não estão no nosso controle. Não dependem de nós, como o tempo chuvoso, o atraso do ônibus, o pneu furado, etc.
O nosso grande desafio é aprendermos a confiar em Deus e entregarmos a Ele a nossa vida e vivermos com alegria e contentamento diante de circunstâncias em que não podemos fazer nada.
“Ponha a sua vida nas mãos do SENHOR, confie Nele, e Ele o ajudará.” Salmo 37.5 (NTLH)
Reinhold Niebuhr, um teólogo estadunidense, escreveu uma oração muito sábia: “Concedei-nos Senhor, serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para modificar aquelas que podemos e sabedoria para distinguirmos umas das outras”.
Aprendemos com o apóstolo Paulo:
“Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.” Filipenses 4.11 (ARA)
O contentamento é uma arte. O contentamento se aprende! O contentamento se pratica.
O contentamento é sinal de confiança de que o Senhor, o Criador dos céus e da terra, está no controle daquilo que já fugiu do nosso controle. Não é passividade, é confiança. E quando confiamos, e temos a certeza disso, nossa qualidade de vida melhora muito.
Quero te convidar a aprender essa arte juntamente conosco. Estamos em aprendizado. Precisamos ser melhores pessoas a cada dia.

Que Deus te abençoe e te guarde!