Aproveite as férias escolares para estimular exercícios

A chegada das férias é um momento propício estimular a prática de exercícios físicos e melhorar a qualidade de vida das crianças. Atualmente, uma criança passa muitas horas em frente de uma tela de celular, tablet ou computador.
O professor de Jiu Jitsu, Anderson Redaelli Amaro, afirma que o sedentarismo infantil vem crescendo por conta dos hábitos em casa. As crianças ficam horas em jogos de computador, celular, sem contar a violência da cidade. “Antigamente, as mães não se preocupavam com as crianças brincando nas ruas, mas, hoje em dia, é muito perigoso, não tem mais segurança. Assim, a mãe prefere deixar o filho dentro de casa, com os vídeo games e celulares”.
O sedentarismo pode causar graves problemas, como, diabetes e hipertensão, além de influenciar na vida social da criança, como afirma o professor. “Quando uma criança não consegue fazer atividades que outras crianças fazem, ela começa a se sentir envergonhada”.
Por isso, é fundamental que a criança participe de atividades que deem prazer e diversão, para que consiga ter um bom rendimento e uma melhor socialização. “Quando uma criança começa a fazer atividades com o mesmo rendimento que as outras, ela tem uma socialização mais forte”.

Anderson Redaelli Amaro
Crefito: 206634-F
Fisioterapeuta e professor de Jiu Jitsu

As atividades físicas não só beneficiam a saúde do corpo, mas, também, o psicológico, que ajuda no convívio com pessoas, disciplina e autoconfiança. Segundo Amaro, as atividades físicas para as crianças devem ser esportes que as façam se sentir bem, para que fiquem mais tempo envolvidas com a atividade. “Se a criança se sente bem escolhendo uma atividade que ela gosta, que ela sinta vontade de fazer, sinta desejo e, principalmente, diversão pela atividade, ela raramente vai sair do esporte”.
Alguns esportes, como natação, lutas, futebol, vôlei, ballet e outros, são recomendados para as crianças. Além disso, atividades lúdicas, como pega-pega, queimada e esconde-esconde, também podem ser estimuladas para tirar a criança do sedentarismo.
Além de esportes, a alimentação saudável também é importante para as crianças que, muitas vezes, começa a ser estimulada quando praticam esportes. “Eu vejo que, quando uma criança começa a fazer exercícios, ela vê uma importância também na alimentação mais saudável, começa a comer corretamente”.
Uma recomendação que Amaro deixa aos pais é que não forcem atividades físicas para as crianças, mas sim, as deixem escolher para que tenham propósitos de diversão. “Se nós, adultos, quando vamos fazer alguma atividade que não gostamos, desistimos, imagina uma criança”.
Assim, para incentivar uma criança a sair do sedentarismo e praticar esportes, devem ser praticadas atividades que proporcionem muita diversão.