Arena ATIRA – Esporte entre gerações

Esse empreendimento vem para somar no nosso município. Vai ser uma referência para o esporte, já que o plano é atender todas as modalidades do mesmo

Dentro de alguns meses, Cosmópolis entrará no mapa do esporte com a modalidade olímpica de Tiro Esportivo. O Campeão e Recordista Panamericano de Tiro Esportivo Athos Pisoni, juntamente com seu neto Artur Fortunato, que já é um nome de peso para o esporte, sendo atleta da Seleção Brasileira, escolheram a nossa cidade para construir a Arena ATIRA (Associação de Tiro Internacional da Região de Americana).
Athos trilhou uma longa trajetória no esporte, sempre com muito sucesso, fascinando a todos nos Jogos Panamericanos do México, no ano de 1975, quando quebrou o recorde de acertar e quebrar 199 dos 200 pratos regulamentares da competição. Houve tantas vitórias no decorrer da sua carreira, que foi escolhido para carregar a Tocha Olímpica em Americana durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Carregou também a Tocha dos Pan-Americanos e dos Jogos Abertos do interior de São Paulo.
Esse amor pelos esportes foi herdado pelo neto Artur, que desde pequeno demonstrou interesse em várias modalidades, sendo até piloto de Kart e de Fórmula 3. Certo dia, o jovem Artur pediu ao avô para aprender o Tiro Esportivo e ele, que já não praticava há muito tempo, a pedido do neto, incentivou e a paixão pelo esporte reacendeu.
Artur, em pouco tempo, se tornou campeão e ganhou destaque na modalidade de Tiro no Prato. Devido a esse sucesso, sentiram a necessidade de um local apropriado para praticar e decidiram desenvolver esse projeto. Por morar em Americana, possuir o terreno e pela proximidade aos aeroportos da região (fator muito importante), escolheram nossa cidade para trazer a melhor infraestrutura para a prática de Tiro Esportivo da América Latina. O clube estará entre os mais completos e diferenciados da atualidade.
O local está sendo construído com a intensão de, além de atender aos associados (que serão três mil) e visitantes, sediar campeonatos intermunicipais, interestaduais, nacionais e internacionais, o que vai atrair esportistas e delegações do mundo todo, prometendo excelência tanto na estrutura quanto no atendimento. O local contará também com restaurante e amplo estacionamento para atender aos associados e visitantes.
É importante destacar que esse avançado complexo esportivo estará oferecendo parceria com a segurança pública do nosso município e região, já afirmando que reservará o espaço necessário para treinamento e capacitação das nossas forças de segurança, como Polícia Militar, Polícia Civil, Guardas Municipais e aos poderes como Ministério Público e Justiça, sempre com acompanhamento de instrutores.
Esse empreendimento vem para somar no nosso município. Vai ser uma referência para o esporte, já que o plano é atender a todas as modalidades do mesmo, que somam mais de vinte. Em tempos de campeonato, a ATIRA gerará em torno de 80 empregos diretos e, quanto aos empregos indiretos, não há como estimar números, pois quando eventos dessa dimensão acontecem, muitos países participam, os atletas vêm com suas delegações, utilizam hotéis, restaurantes, locadoras de carros, entre outros equipamentos. Além de empregos, isso também traz muitas divisas para toda região.
De acordo com o Sr. Athos, o terreno possui uma peculiaridade histórica; na época do império, morava ali uma duquesa que era amante do sobrinho-neto de Dom Pedro. Assim, conseguiram manter uma ruína da antiga propriedade, que ficará preservada logo na entrada do clube, simbolizando a ligação entre o passado, o presente e o futuro.
Considerando que é um investimento totalmente financiado pela iniciativa privada. A Arena ATIRA ficará localizada na nossa área industrial, na CMS 470, próxima à antiga Coca-Cola.

Texto: Letícia Atmann Frungilo com ajuda especial do Sr. Athos Pisoni
Secretaria de Cultura e Turismo de Cosmópolis
Facebook: Turismo Cosmópolis