Artes e Artesanato – Leonardo Alves

Artesão é o profissional que domina todos os recursos existentes para a produção manual de objetos

Quando o turista visita uma localidade, procura mergulhar na identidade cultural desse povo, busca conhecer lugares diferentes, viver novas experiências. O artesanato entra como elemento importante nesse quesito, pois representa completamente o local onde o artista ou artesão está inserido. Isso torna cada artefato um objeto de grande valor histórico-cultural.
Artesão é o profissional que domina todos os recursos existentes para a produção manual de objetos; ele tem domínio e conhecimento sobre as técnicas, os materiais e processos de sua atividade. Suas mãos são os instrumentos mais importantes em seu trabalho, ainda que utilize ferramentas e equipamentos auxiliares.
Os objetos produzidos por um artesão são únicos, possuem marcas do seu gesto e ritmo de trabalho, e expressam a identidade cultural da sua comunidade ou povo. Sendo inegavelmente um atrativo turístico de grande valor, o Turismo não poderia deixar de lado esses profissionais tão importantes.
Iniciamos essa série de matérias em grande estilo, com o artista Leonardo Alves, que após percorrer o mundo, no momento, vive aqui em Cosmópolis, perto de sua família.
O Léo conta que era vendedor de veículos e que perdeu seu emprego durante uma crise econômica. Fez, então, uma viagem que mudou de vez a sua vida. Foi em Trindade que conheceu pessoas que viviam do artesanato, se encantou com aquele estilo de vida, aprendeu com eles algumas técnicas e passou a produzir artesanato também.
Quem vive de arte, vive na estrada; passa por experiências que ensinam o desapego material, ensinam a sair da zona de conforto e encarar o mundo de maneira diferente. O mundo pertence a eles e não eles ao mundo; pois como não se apegam a bens materiais, podem viver sem âncoras, cada dia em uma cidade diferente, conhecendo novas pessoas, locais e, dessa maneira, enriquecendo culturalmente. Vivendo de arte, Léo conheceu praticamente toda a América Latina, participou de inúmeras feiras.
Retornando ao Brasil em 2019, conheceu sua mulher, a Iris. Passaram a viver juntos e a filha do casal, Ana Lua, hoje tem um ano e meio, chegou para completar a família. Na época em que se conheceram, Íris tinha um projeto chamado Olhos do Por do Sol, que consistia em vendas online de roupas indianas e outros produtos.
Quando iniciou a pandemia, Leonardo e Iris, impedidos de vender suas artes na rua, impulsionaram o negócio nas redes sociais, que hoje é um verdadeiro sucesso. O casal vende artesanato e roupas para o Brasil inteiro.
Leonardo produz artes manuais utilizando aço, cobre, couro, biscuit, linha encerada. Ele faz filigramas, macramês e peças em biscuit, todas as produções são lindas, únicas e de muita qualidade!
Quem quiser conhecer mais do seu trabalho, a loja tem página no Facebook e no Instagram. É só procurar por Olhos do Por do Sol. Se quiser comprar ou encomendar algo ao Leo e à Iris, entre em contato pelo WhatsApp: (19) 98419-0563. Prestigie o artista local!

Texto: Letícia Atmann Frungilo
Fotos: Leonardo Alves
Facebook: turismocosmopolis