Artesã cosmopolense pede doações de prenda para compra de aparelhos auditivos

Marcia da Costa Felix, vítima de perda auditiva há muito anos, está arrecadando prendas para a realização de sorteios em prol da compra de aparelhos auditivos. “Pretendo realizar venda de rifas para os sorteios das prendas que eu conseguir arrecadar”, explica Marcia.
Segundo Marcia, os aparelhos possuem um custo de R$ 5.500,00 cada, sendo um valor muito além do que ela pode pagar. “Minha renda mensal não é suficiente para custear os dois aparelhos, por isso, estou pedindo ajuda”, explica. “Optei por esses em específico, não por vaidade, mas por necessidade. Atualmente, uso os aparelhos cedidos pela UNICAMP, mas eles possuem uma manutenção muito cara e um tempo de durabilidade pequeno. Já os que pretendo adquirir, apesar do alto preço, são mais resistentes e me permitirão realizar coisas que atualmente não posso, como falar ao telefone, ouvir a televisão com clareza e deixar meus cabelos crescerem, pois o suor do mesmo pode danificá-lo”, comenta.

Problema auditivo
A artesã, de 45 anos, conta que não nasceu com a deficiência auditiva, e sim, aderiu com o tempo. “Quando jovem, não cuidei de problemas como rinite, sinusite e infecções no canal auditivo. Por conta disso, perdi o privilégio de ouvir com clareza”, conta.
Em 2013, Marcia descobriu que a Universidade de Campinas (UNICAMP) poderia fornecer suporte com aparelhos, e foi assim que procurou adquiri-los. “Para isso, passei por um período de consultas e exames com otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos da cidade e da UNICAMP. Foi um processo burocrático e demorado. Em 2014, com muita felicidade, recebi meus aparelhos”.
A tecnologia cedida pela UNICAMP mostrou-se benéfica apenas em curto prazo, já que, apesar da liberação gratuita da mesma, a manutenção é feita pelo paciente. “A manutenção é caríssima, e se não realizada, com 2 a 3 anos, o aparelho já perde grande parte da utilidade. Infelizmente, não tive o dinheiro para tal, o que me colocou diante desta situação”, desabafa.
Atualmente, Marcia vem pedindo doações de prendas de qualquer origem, pois, com as mesmas poderá dar início ao processo de compra por meio das vendas de rifas.
Para doações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (19) 3800 4628, ou dirigir-se ao endereço: Rua Alberto Stuchi, 130, Vila Cosmo.