Artesp orienta motoristas para uma direção mais segura sob chuva e neblina

O uso das lanternas e dos faróis, mesmo durante o dia, facilita que seu carro seja visto por outros motoristas e reduz risco de colisõe

‘Não ligue o pisca alerta com o veículo em  movimento’ é uma das orientações”

Quem pretende pegar a estrada deve redobrar a atenção neste período em que chuvas atingem todo o Estado. Dirigir sob condições climáticas ruins, com ocorrência de chuva e neblina, exige maior cautela dos motoristas. Além de reduzir a visibilidade, a água acumulada na pista diminui a aderência dos pneus e dificulta manobras de emergência. “Umas das medidas importantes para dirigir sob chuva tornou-se Lei em 2016, manter o farol aceso mesmo durante o dia, independente da condição climática. Essa simples cautela permite que se perceba mais rapidamente a aproximação de veículos que trafegam no sentido contrário, o que aumenta o tempo de reação diante de situações de risco”, orienta Viviane Rivelli, Coordenadora de Segurança Viária da Agência de Transporte do Estado de São Paulo – ARTESP.
O motorista deve levar em conta que a velocidade máxima permitida na rodovia é determinada para o tráfego em condições normais. Sob chuva ou neblina é recomendável reduzir a velocidade. Outra dica importante é em relação ao uso correto do pisca-alerta. É comum motoristas acionarem as luzes de emergência em situações de pouca visibilidade e tráfego lento. Esse procedimento, no entanto, é um erro. Em nenhum caso deve-se circular com o pisca-alerta ligado. A ARTESP reforça que o pisca só deve ser acionado com o veículo parado, preferencialmente em uma área segura.
A ARTESP recomenda, ainda, que os motoristas chequem as condições do veículo sempre antes de pegar a estrada. É preciso verificar os freios e a calibragem dos pneus, inclusive do estepe. Pneus desgastados prejudicam a frenagem e podem derrapar, aumentando o risco de acidentes. Importante também verificar o funcionamento das lanternas e dos limpadores de para-brisas. Antes de começar a viagem, o condutor deve se certificar de que todos os ocupantes do veículo estejam com o cinto de segurança afivelado corretamente. O equipamento pode salvar vidas em caso de acidentes, e é obrigatório para o motorista e os passageiros, inclusive os que viajam no banco de trás.
Se, mesmo com todas as precauções, o motorista perceber que a visibilidade está comprometida com a chuva, o melhor a fazer é procurar um posto de serviço e parar até a chuva diminuir para então retomar a viagem.

Dicas de segurança para dirigir com chuva:
– Ao perceber acúmulo de água na pista, reduza a velocidade;
– Acenda as lanternas e os faróis baixos para facilitar que seu carro seja visto por outros condutores;
– Mantenha distância segura dos demais veículos, especialmente o que vai à sua frente;
– Evite frear de maneira brusca para não travar as rodas e derrapar por falta de aderência;
– Em áreas de alagamento, tenha calma e aguarde o nível da água baixar.

Dicas de segurança para dirigir com neblina:
– Reduza gradualmente a velocidade ao perceber os primeiros sinais de neblina;
– Mantenha distância segura do veículo à frente;
– Acenda os faróis baixos – tanto de dia quanto à noite. Já o farol alto, independente do horário, dificulta a visibilidade pela grande dispersão de luz emitida sob neblina;
– Não pare o veículo no acostamento;
– Nunca pare na pista;
– Não ligue o pisca-alerta com o veículo em movimento;
– Use a pintura de faixa da pista como referência do caminho a seguir;
– Fique atento a sinais sonoros externos que possam indicar uma situação atípica à frente como buzinas, sirenes e som de colisão;
– Deixe a janela aberta, ainda que parcialmente, para ouvir eventuais sinais sonoros;
– Não use aparelhos que possam dispersar a atenção;
– Deixe o para-brisa limpo;
– Mantenha o vidro aberto ou ligue a ventilação do carro para não embaçar os vidros;
– Caso julgue não ter condições de visibilidade para seguir viagem, pare somente em locais seguros como postos de abastecimento – nunca no acostamento.