Artista plástica fala sobre seu trabalho com restauração de imagens e estátuas

Mariângela Miranda Perete está no ramo há 30 anos

Mariângela Miranda Perete, mais conhecida como Mariza, é artista plástica e possui um talento deslumbrante. Consegue transformar imagens e estátuas velhas em novas. Conheça mais do seu trabalho.

Início
“Comecei pintando em tecidos. Logo me interessei por telas e por pinturas a óleo. Fiz um curso de pinturas em Campinas com Francelino Rodrigues e depois com Pedro Gava”, conta Mariângela.

Exposições
“Tive algumas obras expostas em salões de artes plásticas da região. Tenho um quadro premiado com a menção honrosa – é um quadro que foi exposto no Salão Paulista de Belas Artes, sendo selecionado entre mais de 5 mil obras”.

Restaurações
“Eu não fiz curso de restauração, fui apenas pegando algumas coisas que meu professor Pedro falava sobre. Comecei restaurando a Via Sacra da Paróquia Santa Gertrudes. Na época, eu vi as peças encostadas na igreja e pedi ao padre Bryan para restaurar. Ele gostou muito e, então, fui fazendo outras imagens.
Este é um trabalho que requer muito tempo e cuidado e é executado tanto por homens quanto por mulheres. A maioria das restaurações que faço, são de imagens de santos e estátuas antigas. Acredito que já trabalho com a pintura há 30 anos”, explica.

Tempo de restauro
“O tempo que levo para restaurar depende muito do estado da peça. Às vezes, vem quebrada, mas é preciso apenas colar e pintar. Outras é necessário refazer uma dedo, pé ou outro e acaba demorando um pouco mais”.

Trabalhos recentes
“Há pouco tempo, restaurei um anjo para uma irmã Calvariana que havia acabado de chegar e a imagem quebrou no caminho.
Agora, estou restaurando grande parte das imagens da Paróquia Santa Gertrudes a pedido do padre Diego”, finaliza a Artista Plástica.