Artista plástica fala sobre sua paixão pela arte presente em seu trabalho

Com o talento herdado da mãe, ela se expressa por meio de diferentes formas

O dia a dia de uma mãe é sempre muito corrido. Muitas coisas são deixadas de lado para que os filhos fiquem sempre em primeiro lugar. Mas, quando o trabalho e o talento se encontram, a vida fica mais leve. É o caso da artista plástica e artesã, Mariana Fontez. Acompanhe:
“Me chamo Mariana Helena Fontez, tenho 45 anos, sou mãe de três filhos e, há muitos anos, aprendi e herdei um  dom que a minha mãe sempre teve, o dom de fazer qualquer peça se transformar em arte. Desde pequenininha, eu a via criar bichinhos com bolinha de gude, pinturas em pedras, pinturas em telas, bonequinhas para quermesse. Minha mãe sempre fez muita coisa, eu cresci nesse mundo, a minha imaginação sempre foi muito boa para a criação de arte devido a essa natureza. Sempre tive uma pessoa que estava ali do meu lado”, conta Mariana.
Primeira arte
“Após os 15 anos de idade, eu comecei com a minha primeira arte que foi com cartões de aniversário que eu fazia com papel vegetal para vender. Depois do papel vegetal, eu comecei fazer biscuit. Com o passar do tempo, iniciei na pintura em madeira, com a qual já fiz muitas técnicas, inclusive, dei várias aulas sobre essas técnicas.
Após as madeiras, fui para o scrapbook, encadernações, comecei também com costura criativa. A verdade é que quem é um artesão não fica só em uma coisa, é muito difícil dizer que uma artesã, um artista plástico consegue parar num único objetivo, porque a nossa imaginação voa longe e, como voa longe, tudo que a gente olha, a gente tem vontade de transformar em arte, é muito gostoso.
No início, minha mãe me ajudava, nós fazíamos na casa dela. Todas as tardes, estávamos ali juntas, fazendo artesanato, ela me ajudando na parte que ela conseguia e eu dando os acabamentos finais”.
Novas técnicas
“Ao longo dos anos, eu fui aprimorando as minhas técnicas, criando novas peças até que comecei dar aulas de artesanato. Já dei aulas de técnicas de pintura em madeira em igrejas para as pessoas carentes, pela Prefeitura, na Secretaria de Cultura, também já cheguei fazer alguns projetos de pintura em madeira e pintura em tela Arte Moderna. Hoje em dia, ensino mais de 40 tipos de técnicas de pinturas diferenciadas”, fala Mariana.
Tecidos
“Agora, estou mais focada no ramo de tecido, bolsas, bonecas, kits de bebê e costuras criativas. Também continuo fazendo as outras coisas quando recebo alguma encomenda. Sempre mantenho vivas diversas expressões de arte. Eu também faço decoração de casamentos, decoração de arranjos florais e a parte de saboaria artesanal, que envolve sabonete, aromatizador de ambientes, cremes, shampoos, sabonete líquido e todas as áreas de perfumaria artesanal.
Sempre que faço as encomendas, quero fazer o melhor para as pessoas, colocando muito amor e carinho. E quando nosso talento é reconhecido, as peças parecem ficar mais bonitas”, diz Mariana.
Atelier
“Eu ainda não tenho um atelier fixo, costuro na sala de jantar da minha casa, mas, muito em breve, estarei montando um atelier para mim. Também estou dando cursos de costura criativa na Center Panos atualmente e sempre estarei à disposição caso queiram me contratar para ministrar cursos, inclusive, agora também vou começar um projeto em Holambra, focado na parte de pintura em madeira, agregando algumas peças de tecido”, esclarece Mariana.
Artesanato também é cura
“A importância do artesanato na minha vida sempre foi muito grande pelo fato de já ter vindo da minha infância. Eu vejo que o artesanato cura e traz alegria interior. Já tive o prazer de ver alunas minhas sendo curadas de depressão pelo artesanato, pessoas que, às vezes, se sentiam sozinhas, acabaram preenchendo suas vidas com a arte. Quando você faz uma peça e vê que consegue, é tão gratificante e te coloca numa busca de cada vez fazer mais e aprender mais, o que ajuda na autoestima, no combate à depressão e ansiedade, sem contar que é uma fonte de renda”, confidencia Mariana.
Produção por encomenda
“O processo de produção do meu trabalho, geralmente, é por encomenda. Eu ainda trabalho sozinha. O pessoal pede um projeto personalizado de artesanato e eu, geralmente, dou ideias, passo combinações dos projetos, de cores, mostro os produtos que podem ser feitos e daí criamos a produção para aquela encomenda. Eu aceito encomendas atualmente e sempre sou requisitada pelo WhatsApp, pelo Facebook e Instagram, além daqueles clientes que chegam até mim pelo boca a boca, porque quem me conhece e conhece o meu trabalho sempre está indicando”, comenta Mariana.
Trabalho gratificante
“O meu trabalho é muito gratificante para mim, é um dom que Deus me deu. Por isso, o meu slogan sempre foi ‘Talento Natural by Mariana Fontez’. E para quem gosta de fazer artesanato, só tenho a dizer que nunca desista, nunca desista por uma falha, persista”, finaliza Mariana.

Mariana Helena Fontez
Instagram:
@marianafontez
Facebook:
Mariana Fontes Conti