As aparências enganam

Photoshop, o mais conhecido programa de tratamento de imagem, é uma metáfora de nosso tempo. Na TV, nas redes sociais e pessoalmente, muita gente vive para transmitir uma imagem modificada de si mesmo, com o objetivo de se promover e alcançar sucesso nessa sociedade que não valoriza mais a essência.
Vivemos em um tempo em que as pessoas vendem a própria imagem e fazem de tudo para tirar de si o que acham que está demais e colocar o que creem estar de menos, seja de modo virtual, com o Photoshop, seja de maneira real, usando procedimentos estéticos, muitas vezes, arriscados.
A busca do exterior perfeito contrasta, em muitos casos, com a desvalorização dos princípios interiores. Corpos bonitos e simétricos, por vezes, escondem corações vazios, cheios de vaidade e ansiedade.
Deus nunca tolerou esse tipo de atitude. Certa vez, Ele pediu que Samuel fosse visitar a casa de Jessé com o objetivo de ungir, entre os sete filhos daquele homem, o futuro rei de Israel. O profeta se impressionou com o porte do primeiro, Eliabe, e pensou: “Este homem que está aqui na presença de Deus, o Senhor, certamente é aquele que o Senhor escolheu” (1 Samuel 16:6).
A resposta de Deus na mente de Seu servo foi direta: “Não se impressione com a aparência nem com a altura deste homem. Eu o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas Eu vejo o coração” (1 Samuel 16:7).
O ser humano se ilude com a casca, mas Deus avalia o conteúdo. Nesse tempo de ditadura da beleza, de corpos esculturais e barrigas-tanquinho, volte-se para Jesus e deixo-o encher seu coração da verdadeira beleza que só o Espírito Santo pode dar. Isso vai fazer de você uma pessoa de fato bonita, por dentro e por fora.
O versículo de hoje fala sobre a indignação de Cristo com o império ilusório das aparências. A beleza das folhas da figueira dava a falsa impressão de que, mesmo fora de época, ela estava carregada de frutos. Propaganda enganosa! Ao amaldiçoar essa árvore-fraude, em realidade, Jesus pretendia condenar a hipocrisia dos religiosos de sua época, representados pela figueira, que passavam a imagem de santos, mas eram impuros no coração.
Para ser abençoado por Deus, permita que o Espírito Santo embeleze sua vida, transformando seu caráter e fazendo de sua aparência apenas um reflexo do lindo caráter que está sendo construído em você.

Meditações Juvenis
Casa Publicadora Brasileira