“A bíblia é a essência da verdade; é a mente de Deus, a sabedoria do Eterno. Cada palavra de Deus faz os homens viverem, e eles são mantidos com vida.” (Spurgeon – esboços bíblicos, pg.84)
A bíblia é eficaz
A palavra de Deus revelada e registrada tem o poder de realizar o que diz porque é a viva voz de Deus. Sendo assim, a palavra de Deus não é letra morta é a fonte de sabedoria, poder e vida. Jesus disse: “As palavras que Eu lhes disse são espírito e vida”. Jo 6.33. “A palavra de Deus é viva e eficaz…” Hb 4.12.
O apóstolo Paulo incentiva o jovem pastor Timóteo a ler, estudar, viver e pregar a palavra de Deus, afirmando que “as Escrituras Sagradas nos tornam sábios para a salvação, por meio da fé em Cristo Jesus. Tornam sábios para a salvação. 2 Tm 3.15 Com esta palavra, o Espírito Santo está presente e abre os corações, tal qual fez com Lídia em At 16.14; At 2.41,42.
A bíblia é suficiente
A Bíblia não é a revelação parcial de Deus. A Bíblia contém tudo o que Deus queria que soubéssemos neste tempo presente. Ela contém todo o plano de Deus. É isso que o apóstolo Paulo, por ordem de Jesus, guiado pelo Espírito Santo, disse aos Presbíteros de Éfeso, reunidos em Mileto: “Porque não deixei de lhes anunciar o plano todo de Deus”. At 20.27.
E João que traz a revelação de Jesus sobre os últimos acontecimentos, no último capítulo do Apocalipse, em nome de Jesus, assim como fez Paulo, também deixa claro que o Plano todo de Deus foi revelado, do começo ao fim. E, portanto, nada deve ser omitido, nem acrescentado. O que Deus falou está falado. Não tem mais, nem menos. O que está escrito é o que devemos crer, viver e fazer. (cf Ap 22.18-20).
A ideia de que uma pessoa pode “ouvir” mensagens de Deus fora da Sua Palavra é uma heresia muito antiga. O AT diz que falsos profetas falavam “as visões do seu coração, não o que vem da boca do Senhor” (Jr 23.16,25-28)
Lutero escreveu: “Nenhuma peste infecta o corpo da maneira como doutrinas ímpias infectam a mente. Bem diz o apóstolo a respeito dos falsos mestres: “A linguagem deles corrói como câncer”. (2 Tm 2.17)
“Qualquer doutrina que não concorde de maneira integral com os ensinamentos da palavra de Deus, necessariamente, é falsa, pouco importando quão sinceramente seja crida. Fé sincera não é prova do acerto de uma doutrina ou da verdade da religião professada por alguém”. (Sumário da doutrina cristã, pg. 20)
A palavra de Deus continua sendo a verdade infalível e inviolável de Deus, quer eu creia nela ou não; quer eu ache ela correta ou não. Assim falou Jesus a respeito da palavra de Deus: “A Tua palavra é a verdade”. Jo 17.17 (cf Rm 3.3,4;2 Pe 1.16-19)
Para saber se um ensinamento ou doutrina são verdadeiros, precisam estar fundamentados nas Escrituras Sagradas. Quem na palavra de Deus edifica sua fé está seguro (Mt 7.24,25) e não será confundido (1 Pe 2.6). Aquele que lê, estuda, medita, crê, vive e permanece firme nas verdades bíblicas é verdadeiro discípulo de Jesus (Jo 8.31,32; Jo 8.47; Jo 15.7).
“Feliz quem lê este livro, e felizes aqueles que ouvem as palavras desta mensagem profética e obedecem ao que está escrito neste livro. Pois está perto em que tudo isso acontecerá” (Ap 1.3). Você está esperando o que para ser feliz?