As fanfarras são parte importante da atividade cívico musical de Cosmópolis

Aulas gravadas com os alunos foram editadas e transformadas em desfile virtual para comemorar o aniversário da cidade

As aulas de música fazem parte da grade curricular do município há 3 anos, porém, as aulas de música nas escolas municipais acontecem desde 2008, com o PROJETO VILLA MUSICAL.
Juntamente com as aulas de música, ocorrem outras aulas em algumas escolas, como aulas de Coral, aulas de Flauta Doce e também as aulas de Fanfarra.
As Escolas atendidas nas aulas de Fanfarra são:
EMEB Rodrigo Octávio Langaard Menezes
EMEB Profª. Odila Amaral Bottcher
EMEB Dr. Luiz Nicolau Nolandi

As aulas de música são de suma importância para criar no aluno o pensamento criativo, a responsabilidade, trabalhar a assiduidade e a atenção.
Além disso, nas aulas de fanfarra, trabalhamos questões mais específicas, como: coordenação motora fina, localização espacial, multiprocessos cognitivos e o trabalho coletivo.
Como professor de música e de fanfarra, trabalho na cidade de Cosmópolis desde 2011 e, todos os anos, temos realizado desfiles em comemoração ao 7 de setembro (Independência do Brasil) e ao 30 de novembro (Aniversário de Cosmópolis), além de outras apresentações nas escolas do município.
Este ano, foi bastante atípico para a educação, porém, as aulas sempre ocorreram em diferentes plataformas para que os alunos continuem a ter seu aprendizado.
Para isso, utilizei um canal da plataforma YouTube que minha esposa (Célia Caroline Huf Ferraz Sokacheski) já tinha para atividades musicais. Ela também é professora de música e foi ela quem editou todos os vídeos das aulas de fanfarra.
O canal se chama MUSICALIZANDO EM CASA e propõe atividades lúdicas para as crianças fazerem em casa com matérias do dia a dia.
A partir disso, semanalmente, postamos atividades musicais para as fanfarras das escolas municipais de Cosmópolis e deixamos aberto para que quem quiser assistir, tenha acesso a todas as atividades. Sabemos que outros professores de cidades vizinhas usaram nossos vídeos para as suas aulas, o que achamos muito bom, pois este é um momento em que devemos compartilhar conhecimento com todos.
As aulas tiveram boa aceitação, porém, ficava muito só entre os alunos. Surgiu, então, a ideia de fazermos uma gravação com alunos das 3 escolas que possuem fanfarra para homenagearmos o aniversário do município. A ideia foi muito bem aceita e demos início às gravações. Tivemos uma participação super importante dos pais e/ou responsáveis na gravação e envio dos vídeos.
Elaborei as aulas e novamente minha esposa editou e lançou o vídeo, onde aparece apenas uma pequena parcela do trabalho realizado no ano de 2020 pelos alunos.
Tivemos apoio importante também da direção e coordenação das escolas, no que diz respeito às aulas e a gravação do Desfile Virtual.
Como professor, fiquei muito feliz com a repercussão positiva do vídeo. Mesmo em um momento atípico como o que estamos passando, esse vídeo nos aproximou e podemos homenagear a cidade e, principalmente, a população de Cosmópolis.

Daniel Roberto Sokacheski
Professor de Música do
Município de Cosmópolis
Maestro da Banda
Municpal de Cosmópolis “Maestro Gaspar Ricar Sarti”