As filhas de Zelofeade

Zelofeade foi um dos descendentes de José, filho de Jacó. Teve 5 filhas mulheres e nenhum filho homem. Naquela época, quando o chefe da família morria, a sua herança ficava com o filho primogênito (homem), mas, até então, não se sabia o que fazer com a herança caso o pai morresse não tendo filho homem na família. Foi justamente o que aconteceu na família de Zelofeade, pois, quando este morreu, suas filhas ficaram desamparadas, sem herança e sem saber o que fazer.
Diante de tal situação, só lhes restaram uma alternativa, consultar o seu líder, Moisés. Ele não sabia como resolveria o problema das cinco jovens órfãs e deserdadas, então, solicitou um tempo para consultar a Deus e receber uma orientação.
Ao buscar ajuda do Senhor, Moisés recebeu a direção de que as filhas de Zelofeade estavam com a razão quanto ao pedido, sendo necessário dar a herança a elas. Mas, apenas com esse direcionamento isolado seria complicado para Moisés solucionar o problema, pois, até aquele momento, não havia nenhum caso semelhante.
Então, Deus foi além e estabeleceu uma lei que alcançava todos os casos semelhantes (Nm 27:8-11), fazendo com que Moisés tivesse legalidade para entregar a herança das jovens.
Impressionante é o que Deus pode fazer para abençoar os Seus filhos. Nesse caso, Ele criou uma nova lei para abençoar as filhas de Zelofeade. Portanto, quero lembrá-lo que o Nosso Deus ainda é o mesmo (e sempre será) e quando Ele decide abençoar é capaz até de movimentar tribunais para te ajudar, apenas creia.

 

Vergílio Rodrigues dos Santos
(Pastor da Assembleia de Deus – Belém)