O xodó desta semana é o Bidú, de quase seis meses de idade, mestiço de Basset com vira-lata. Sua dona é a Patrícia Roberta Alves, de 27 anos, operadora de telemarketing. Suas duas filhas, Kamilly Vitória de Freitas, de três anos de idade, e Emilly Stefany dos Santos, de 10, gostam muito do xodó. A sobrinha Maria Eduarda dos Santos Alves, de 4 anos, também brinca de vez em quando com ele. “O Bidú veio para nossa casa porque estavam tendo muitos casos de roubo e assalto no bairro; então, uma amiga me deu o cachorro para proteger a casa, latir e avisar”, conta Patrícia.
O nome do xodó foi a caçula Kamilly que escolheu. “Tínhamos um cachorro chamado Dudú, e, então, ela quis um nome parecido e fácil de pronunciar. Esse cachorro era maior, então, como aqui não temos espaço, ele foi para uma chácara”, explica a tutora.
Bidú come só ração, mas Patrícia conta que ele gosta de comer de tudo. “De tudo mesmo, não somente comida: é Tupperware, bola, lata, até a própria casinha dele está toda destruída! Ele é terrível, mas gosta muito de brincar”, afirma ela.
As meninas contam que gostam muito de brincar com o Bidú, e que ele é muito agitado. “Gostamos de brincar de pular com ele, de correr… ele quer brincar toda hora! Mas, é muito carinhoso”, diz Emilly, a mais velha.
Patrícia afirma que Bidú é bonzinho, mas tem medo de pessoas estranhas. “Quando vem alguém diferente, ele late bastante. Quando tem gente no portão, por exemplo, ele vem aqui para nos avisar. É um excelente guarda”, observa. A dona tem vontade também de ter um gato, mas explica que sua filha mais nova tem bronquite, então, não pode ter muito contato com pelos.
Como punição para quem maltrata os animais, Patrícia daria uma pena bem severa. “Esses indivíduos tinham que ficar um bom tempo na prisão, e, em alguns casos, deveriam sofrer exatamente o que fizeram de ruim”, observa ela.
Ter um animal em casa, para Emilly, é como ter um amigo. “Eles são nossos amigos. Algumas crianças que não têm amiguinhos em casa podem ter um cachorro como amigo e serem muito felizes”, diz a menina. A mãe afirma que, além de ótimo guarda, é bom até para a saúde. “É bom as crianças terem contato com os bichos… elas ficam com menos medo de explorar o mundo. E também é bom para a saúde! O médico das meninas disse que a imunidade aumenta bastante quando se tem um animal em casa”, finaliza Patrícia.