As mulheres na história LGBTQIAPN+

Resistência levou mulheres para a política, cultura, artes, literatura e aos negócios

A importância das mulheres (cis e trans) na história da comunidade LGBTQIAPN+ no mundo e no Brasil é imensurável. Ao longo dos séculos, elas têm desempenhado papéis cruciais na luta por direitos, visibilidade e igualdade.
Desde os primeiros movimentos de resistência e ativismo LGBTQIAPN+, as mulheres estiveram na vanguarda das batalhas por reconhecimento e dignidade. Nos Estados Unidos, por exemplo, figuras como Marsha P. Johnson e Sylvia Rivera foram fundamentais nos turbulentos dias de Stonewall, catalisando um movimento de orgulho e afirmação para a comunidade queer.
No Brasil, hoje, entre os dezoito deputados estaduais e federais LGBTQIAPN+ eleitos, temos dezesseis mulheres. A luta pela igualdade de gênero e pelos direitos LGBTQIAPN+ tem sido conduzida por heroínas como Érika Hilton, Duda Salabert, Dandara e Daiana Santos, que inspiram as atuais gerações a levantarem-se contra a opressão.

Juh Brilliant Escritor, pedagogo e fotógrafo @juh_brilliant

Juh Brilliant
Escritor, pedagogo e fotógrafo
@juh_brilliant

A contribuição das mulheres para a história LGBTQIAPN+, no entanto, vai além do ativismo político. Elas têm enriquecido a cultura, as artes, a literatura e todos os aspectos da vida cotidiana com suas experiências: seja nas ruas protestando, em cargos de autoridade, nas salas de aula educando ou nas telas de cinema e nas páginas dos livros, suas vozes são fundamentais para a construção de um mundo mais justo para toda comunidade LGBTQIAPN+.
Reconhecer e promover a valorização da contribuição das mulheres para a história é essencial para garantir que suas conquistas não sejam esquecidas, bem como todos os enfrentamentos até elas se concretizarem – e que a busca por justiça para todas as pessoas continue sempre avançando!

Livro: “O Brasil Fora do Armário” – Leonardo Nogueira, Maysa Pereira, Rafael Toitio.
Filme: “A Vida e Morte de Marsha P. Johnson” (Netflix).

Por: JuhBrilliant (@juh_brilliant) – Autor independente dos livros “O Menino das Meias” e “BRILHANTE?!”, pedagogo e fotógrafo