As promessas de fim de ano…

Veja dicas importantes do Psicólogo Natal Marsari para esta ‘virada’

Prometer e não cumprir nem sempre é exclusividade de nossos políticos. Muitas vezes, somos nós mesmos que deixamos de cumprir algumas promessas que nós fazemos. O compromisso que costumamos selar com a gente mesmo, nem sempre é levado a sério. Na verdade, na maioria das vezes, nossas promessas feitas com tanto ardor e fervor em dezembro ao calor das festas não vão muito além do carnaval.
Contudo, é importante, sim, que tenhamos planos, sonhos e metas para o novo ano. Se tendo nem sempre conseguimos, imagine sem tê-los então. Para você que não desiste de sonhar com uma vida melhor, e sabe perseverar, vão aqui quatro pequenas dicas para você aumentar as chances de alcançar os seus objetivos.

Quatro dicas para você cumprir o que prometeu a si mesmo:
Primeira dica: Evite fazer promessas relacionadas diretamente ao trabalho, ou seja, coisas do tipo, “ano que vem vou largar esse emprego e arrumar um melhor”. Isso porque quando as promessas que estão embasadas em códigos de disciplinas são mais difíceis de realizar.

Segunda dica: Procure escrever suas metas, ou seja, as atividades que você pretende realizar, em um caderno para não esquecer. O ato de escrever também serve para “criar um circuito mental” em seu cérebro, tornando seu desejo ainda mais forte e realizável.

Terceira dica: Evite ficar falando dessas promessas a toda hora com todo mundo. Sabemos que nem todos à nossa volta se sentem bem ao imaginar que possamos melhorar de vida, ou seja, não dê espaço para pessoas invejosas sugarem suas boas energias. A psicologia reconhece a inveja como um dos piores sentimentos do ser humano. E ninguém está livre de ser vítima de algum invejoso de plantão.

Quarta dica: As promessas que estiverem sendo motivadas pelo desejo terão maiores chances de se realizar, ao passo que as que estiverem sendo movidas pelo interesse terão menores chances. Isto acontece por uma razão muito simples; o motor de todo nosso comportamento é o desejo e não o interesse. O ideal é sempre alinharmos nossos desejos com nossos interesses, isso sim fará com que seus planos e metas se realizem.

O importante é viver bem o espírito natalino, permitir que a fé e a esperança sejam renovadas em sua vida. Fuja sempre das más influências, livrando-se de tudo aquilo que não te faz uma pessoa melhor, mais feliz, mais realizada. Creia que o novo ano traz, sim, novas sementes de amor, prosperidade e paz!

Boas Festas e
Feliz Ano Novo!!!

Natal Marsari é psicólogo e cosmopolense