Assédio no ambiente de trabalho

Conheça os 4 tipos de assédio que mulheres e homens podem sofrer

Assédio, mais uma palavra que faz parte da vida do trabalhador, sendo hoje uma situação que, dia a dia, aumenta no mundo corporativo. O público alvo do assédio são as mulheres, mas os homens não ficam fora dessa abordagem.

Odair Camargo Consultor RH Headhunter / Coaching

Odair Camargo
Consultor RH
Headhunter / Coaching

O assédio (insistência impertinente, perseguição, sugestão ou pretensão constante em relação a alguém) cresce a todo momento, tanto na vida pessoal e quanto no ambiente de trabalho.
O assédio se resume propriamente em 4 parâmetros: moral, sexual, stalking e bullying.

O que pode ser considerado assédio moral no ambiente de trabalho?

Várias condutas podem ser identificadas como assédio moral: vigilância excessiva; advertir sem justa causa; fomentar desconfiança entre servidores e desfavorecer a solidariedade entre colegas de trabalho; atribuir tarefas impossíveis de serem cumpridas; desconsiderar opiniões sem justa causa, bem como expor a pessoa a situações humilhantes, podendo isso ocorrer de forma prolongada ou somente uma vez.

E o que é Stalking? A expressão “Assédio por Intrusão” e o termo em inglês designam a ação de perseguição deliberada, perpetrada por uma pessoa contra a vítima, utilizando-se das mais diversas abordagens, tais como: agressões, ameaças ou ofensas morais reiteradas, assédio por telefone, e-mail, cartas e outros.

E o bullying? Como afeta o funcionário? Já no ambiente de trabalho, o bullying pode ser definido como uma série de comportamentos impróprios, que ocorrem de maneira repetitiva em relação a um ou mais funcionários, podendo criar riscos à saúde, segurança e relacionamentos. Eles são identificados como “apelidos” indesejáveis, “brincadeiras“ que humilham e constrangem as pessoas no setor ou como um todo dentro da empresa.

Um dos assédios que hoje ganharam repercussão mundial é o Assédio Sexual. Esse tipo de assédio virou crime e o indivíduo pode ser preso pelo ato. É também o mais fácil de ser identificado, pois, às vezes, a vítima tem testemunhas ao lado, que a ajudam no processo de formalização do assédio.
Como pode ser identificado o assédio sexual?
– Insinuações de caráter sexual;
– Contato físico não desejado (mãos ou órgão sexual em partes do corpo da vítima);
– Solicitação de favores sexuais;
– Perguntas indiscretas sobre a vida privada da pessoa (para o homem também);
– Solicitações de relações íntimas com fundo sexual;
– Frases ofensivas de duplo sentido, grosseiras, humilhantes, intimadoras ou embaraçosas para ambos os sexos.

No ambiente de trabalho, a chantagem é mais utilizada. O agressor usa de intimidação e chantagem em troca de benefícios sexuais. Caso a pessoa não consinta, ela será prejudicada na sua carreira profissional.

Segundo a advogada e professora Beatriz Scandolera, o Código Penal protege a pessoa vítima de assédio, através do Art. 216-A-Constranger alguém com o intuito de obter favorecimento ou vantagem, prevalecendo-se o agente de sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo, função. Art. 213-CP- estrupo, Art. 215-CP-importunação.

Depoimento
Dia 08 de Março, foi o Dia Internacional da Mulher e a cabeleireira “Escolastica” deu um forte depoimento para um grupo de profissionais da saúde, por ter sido vítima de assédio por parte de uma pessoa ligada à família.
Segundo ela, “fui assediada dos 06 aos 12 anos, onde, após o tempo de assédio, próximo à casa da família, fui estuprada, agredida fisicamente e psicologicamente. Tive muita vergonha de tudo isso que passei, e somente na minha fase adulta tive coragem de falar. Hoje, falo abertamente a todos e ainda ajudo outras pessoas a terem coragem de falar sobre esses abusos. Juntas, somos mais fortes” – Escolastica, 51 anos, Cabeleireira.

Assédio virtual
Outro assédio crescente é o assédio virtual, feito por redes sociais, e segue os mesmos critérios de abordagem.
Com a ajuda das redes sociais e televisão, os casos aparecem com mais frequência e tomam uma repercussão nacional. Com isso, inibe um pouco a ação dos assediadores, mas não elimina. Por isso, denuncie. Esta é a maior arma contra o assédio, seja ele de que caráter for.