Assembléia de Deus comemora os 80 anos do Pastor Alcides José Balarin e 76 anos da Pastora Maria Balarin

Pastor Balarin também foi jubilado pelos 45 anos de Ministério como Pastor Presidente da igreja em Cosmópolis

No sábado (24), a Igreja Assembléia de Deus, Ministério Madureira, localizada na Rua Dr. Moacir do Amaral, 767, no bairro Bela Vista, realizou uma cerimônia para comemorar os 80 anos do Pastor Alcides José Balarin e 76 anos da Pastora Maria Balarin. Além disso, o Pastor Balarin também foi jubilado pelos 45 anos de Ministério como Pastor Presidente.
O culto de jubilação foi realizado pelo Bispo Samuel Ferreira, presidente das Assembléias de Deus, Ministério Madureira no estado de São Paulo, junto com a diretoria da Conamad e contou com a presença dos membros de Igreja, familiares, amigos, autoridades e convidados especiais.
A Assembléia de Deus Madureira, por ter sido a pioneira das igrejas pentecostais de Cosmópolis, teve grande contribuição para o surgimento de outras igrejas, sempre pregando e ensinando a genuína palavra de Deus.
Que esse dia marcante seja de inúmeras bênçãos e realizações. Obrigado pelo convite e parabéns por esse momento tão especial”.

Trajetória
A jornada ministerial do menino que nascera em 24 de fevereiro de 1944, num berço humilde, numa cidade pequena e pacata chamada Cosmópolis começa assim:
“Sempre dedicado na obra de Deus e ajudando seu pai, que era dirigente da igreja, o menino se batizou nas águas no ano 1956, com 12 anos de idade; aprendeu música, reuniu um grupo de irmãos e formou a primeira banda musical da igreja. Também foi responsável pela formação do coral da igreja e dele partiu a iniciativa para a existência de um grupo de jovens na igreja de Cosmópolis.
Batizado com o Espírito Santo no dia 12 de fevereiro de 1961, no ano seguinte, com 18 anos de idade, foi consagrado diácono, na igreja de Campinas, da qual Cosmópolis era congregação, e também na igreja de Campinas foi consagrado a presbítero no dia 30 de maio de 1964.

Era apenas o início de tudo o que Deus havia preparado, mas ainda lhe faltava algo, como está escrito em Genesis 2:18 – “Não é bom que o homem esteja só”. Ainda no ano de 1964, casou-se com a irmã Maria Aparecida.
O então presbítero Alcides José Balarin, juntamente com sua esposa Maria Aparecida Balarin, foram dirigir a sua primeira igreja, na cidade de Artur Nogueira, substituindo futuramente seu pai (Pr. José Balarin), na igreja de Cosmópolis.
No dia 1º de maio de 1972, no templo da nossa sede nacional em Madureira – Rio de Janeiro – o Presbítero Alcides José Balarin foi consagrado ao cargo de Evangelista.
No ano de 1976, foi colocado em prova para Pastor, ano em que foi enviado à cidade de Pedreira para pastorear aquela igreja.
No ano seguinte, viria, então, a coroada Consagração ao Santo Pastorado, que aconteceu no dia 1º de maio de 1977, também na Sede Nacional do Ministério de Madureira no Rio de Janeiro.
Tudo o que Deus queria para a vida do menino humilde, que agora se tornara Pastor, fora realizado, não havia mais nada a ser conquistado (se engana quem pensa assim), a nossa história está apenas começando…

Construção do templo
Dirigindo a igreja de Cosmópolis, o agora Pastor Alcides José Balarin liderou um projeto ambicioso, para a cidade naquela época: a construção de um grande templo.

No ano de 1982, durante a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do templo, a igreja receberia a autonomia, dada pelo Pastor Manoel Ferreira (atual Bispo Primaz), pastor presidente da igreja de Campinas, deixando de ser congregação de Campinas, passando a ser igreja sede.
Construiu o templo sede, com capacidade para 1.300 pessoas aproximadamente.

O Pastor Alcides José Balarin seria o 1º pastor presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Ministério Madureira em Cosmópolis.
Assim, no desenvolvimento de seu trabalho ministerial e sempre apoiado pela sua digníssima esposa Maria Aparecida Balarin, com quem teve 5 filhos (Josias, Loide, Josué, Paulo e Raquel) e 6 netos (Mariana, Bruno, Gabriel, Lucas, Abner e Vitor).

 

Missão em outros estados

O trabalho na cidade de Cosmópolis não parou por aqui.
Como Pastor Presidente e com a visão missionária, realizou a abertura de trabalhos do ministério de Madureira em diversas cidades do Estado de São Paulo e Minas Gerais, tais como:
Estado de São Paulo: Artur Nogueira, Álvares Florence, Américo de Campos, Cardoso, Colômbia, Cosmorama, Duplo Céu, Guaíra, Ipuã, Fronteira, Holambra, Orindiúva, Palestina, Paulo de Faria, Ponte Gestal e Riolândia.
Estado de Minas Gerais: Aparecida de Minas, Careaçú, Conceição das Alagoas, Frutal, Itapagipe, Planura, Monsenhor Paulo, São Sebastião da Bela Vista e São Gonçalo do Sapucaí
Das cidades citadas, foi dada, pelo no Pastor Presidente, a emancipação eclesiástica, formando 3 campos de trabalho, sendo eles: Campo de Artur Nogueira com suas respectivas congregações locais e Sul de Minas, Campo de Frutal e Campo de Guaíra.
A igreja conta hoje com um corpo ministerial de aproximadamente 500 obreiros, entre Auxiliares, Diáconos, Presbíteros, Evangelistas, Pastores e Missionárias.

 

A Igreja Assembléia de Deus Ministério de Madureira em Cosmópolis, através de seus líderes, Pr. Alcides Balarin e Pra. Maria Balarin, conseguiu atingir grandes metas.
Primeiramente, no aspecto religioso, onde detém grande prestígio pela influência da operação do Espírito, retendo as doutrinas Bíblicas e investindo no caráter espiritual de seus seguidores, com o propósito de prepará-los para a “Vinda de Cristo”.

Ação Social
Atua também na área assistencial com a “CIBE – SOCIAL -,sob a liderança da Pra. Maria Balarin, que auxilia e mantém, através de donativos de alimentos, vestuários, remédios e principais necessidades básicas a carentes da população em geral.
Ao olharmos para trás, podemos perceber a poderosa mão de Deus agindo sobre esta igreja em Cosmópolis.

Canal do Youtube:
https://www.youtube.com/@AdcosmopolisBrasil

Colaboração: Levi Soares