Associação Cosmopolense de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos promove palestra para profissionais

Na noite do último dia 26 de Setembro, a ACENA – Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Cosmópolis, com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo, promoveu, em sua Sede, na rua Campinas, 654, para mais de 30 profissionais, a palestra “Como Negociar e Vender Serviços de Engenharia e Arquitetura”, com renomado engenheiro, escritor e palestrante Ênio Padilha.

O engenheiro eletricista, formado pela UFSC e Mestre em Administração pela UNIVALI, é também professor de Administração e Empreendedorismo nos cursos de Administração e Engenharia Civil da Universidade do Vale do Itajaí-Univali, em Itajaí – SC e já publicou vários livros sobre o marketing na área de engenharia e arquitetura.

A palestra foi precedida pelas palavras do presidente da ACENA, o Engenheiro Joaquim José da Costa Lino, que agradeceu a presença de todos e informou que o objetivo principal do CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo é “Proteger a Sociedade dos maus profissionais das áreas de Engenharia e Agronomia”; e o faz através de fiscalização de serviços profissionais e em função disto faz visitas a obras e empresas.  Também é objetivo do CREA valorizar os bons profissionais, fomentando a capacitação, a atualização e treinamento para os Engenheiros e Agrônomos, através de parcerias com as associações de Classe.

Em sua participação, Ênio afirmou: “Nós temos um produto muito específico. Trata-se de uma prestação de serviço com alto poder intelectual agregado, porém, um produto que não tem qualidade evidente”, explicou. Por isso, segundo Ênio, é um produto muito difícil de vender.Ele explica que há uma regra básica regendo esse mercado para a venda deste serviço: “O

Profissional precisa ser didático, ou seja, ensinar o cliente a comprar serviços de arquitetura e engenharia porque o consumidor é leigo nesse assunto e isso é normal”. O Profissional precisa explicar claramente ao cliente que o serviço de arquitetura e engenharia ocorre em uma fase intermediária para a conclusão de um projeto e, embora muitas vezes possa passar despercebido, é de vital importância no concerne a eliminação de potenciais problemas futuros e também a redução do custo global final do projeto, através do planejamento, especificação de materiais e serviços, otimização de mão de obra, redução de desperdícios, eliminação de retrabalhos e garantia de qualidade durante o processo de implantação e execução do projeto, além da agilidade e facilidade para a obtenção de documentos e licenças relativas ao projeto, pois sempre haverá um profissional devidamente habilitado e qualificado que irá legalmente assumir a responsabilidade técnica.

Além de falar sobre marketing na área de Engenharia e Arquitetura, Ênio Padilha propôs reflexões sobre a atividade individual dos profissionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia sob princípios éticos, buscando realizar a tão pretendida valorização profissional. Após a palestra, os profissionais presentes puderam fazer perguntas ao palestrante e o evento foi encerrado com um coquetel.

Fundada em Dezembro de 1999, a ACENA, ao longo de mais de 18 anos, busca aproximar os bons profissionais: Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos e Técnicos de nossa cidade, em busca de sinergia, interação, para juntos trocar experiências, disseminar as melhores práticas, encontrar soluções conjuntas para demandas comuns e prover atualização e treinamento para os profissionais.

FOTO: Cedida (Mauricio Pelissari)