Atenção

“Quem ama nunca desiste, porém, suporta tudo com fé, esperança e paciência. O amor é eterno”. 1 Coríntios 13:7

É possível ser atencioso demais? Às vezes, a forma como queremos ajudar a “resolver” os problemas de alguém pode não ser exatamente aquilo que é preciso. Ao forçar os nossos próprios planos sobre os outros, podemos nos tornar intrusivos e controladores. Se o auxílio que estamos dando for dirigido por nossos próprios sentimentos, pode ser que estejamos apenas tentando nos ajudar a nós mesmos.
De que maneira podemos ter certeza de que as nossas ações refletem o amor de Deus? E como amar com motivação pura (Provérbios 16:2; 21:2; 1 Coríntios 4:5)?
Podemos pedir a Deus para nos mostrar de que maneira estamos ferindo ou atrapalhando os outros (Salmo 139:23,24). Podemos pedir que Ele nos ajude a demonstrar o amor que “é paciente e bondoso […] nem orgulhoso […] não é grosseiro nem egoísta…” (1 Coríntios 13:4,5). Nossos esforços para ajudar outros nunca serão completamente livres de ansiedade e de nossas prioridades. No entanto, podemos, pela graça de Deus, começar a amar livremente sem amarras, como o próprio Deus ama. O teste e, com certeza, a medida de nosso progresso estão na forma como reagimos quando a nossa “vontade de ser útil” não for reconhecida ou quando ficarmos sem reconhecimento (Lucas 14:12-14).
Que nossa oração seja: “Senhor, ajuda-nos a amar com motivação pura e para o bem dos outros. Senhor, ajuda-me a agir e pensar com motivos verdadeiros em tudo que faço”.

Pr. Adriano Vargas
Comunidade Cosmópolis Central
Ouça o podcast 8ampodcast