Atenção: “Segurados do INSS, não caiam nos golpes”

Não paguem taxas cobradas por telefone ou outro tipo de contato

Temos verificado, pelo número crescente de reclamações de segurados do INSS, titulares ou aguardando a concessão de benefícios, que têm aumentado, de forma preocupante, as ocorrências de vários tipos de golpes aplicados por bandidos que buscam obter vantagens, principalmente, daqueles mais idosos e que desconhecem a evolução dos serviços digitais, ou seja, efetuados através de senhas.
Não se sabe como os oportunistas tomam conhecimento dos dados cadastrais dos segurados. Talvez em razão da realização periódica de revisões dos cadastros efetuadas pelo próprio Instituto, acabem acontecendo “vazamentos” que são aproveitados imediatamente por aqueles que estão sempre espertos, visando a fragilidade da maioria das pessoas bem intencionadas.
Notamos que, antes mesmo de serem notificados da concessão dos benefícios (aposentadorias, pensões por morte, benefícios de prestação continuada – LOAS – benefícios por incapacidade em geral), o segurado já recebe telefonemas de bancos e financeiras oferecendo cartões de crédito e empréstimos consignados. Esta prática é ilegal, é crime, pois configura invasão da privacidade dos cidadãos, mas, apesar disso, não acontece qualquer providência a partir do INSS ou das Agências fiscalizadoras, nem mesmo do Banco Central.
Então, a quem se pode recorrer quando isso acontecer? Diante dos fatos, em razão da falta de segurança dos dados cadastrais e dos pagamentos dos beneficiários, o mais correto é, sem dúvida, observar, informar-se e evitar cair nos golpes que causam tanto prejuízo e constrangimento às vítimas.
A seguir, alguns tipos de golpes de que temos conhecimento:
1 – Prova de vida através do aplicativo “Meu INSS”:
Já é certo e sabido que o INSS exige que os segurados provem que estão vivos para continuarem a receber seus benefícios, assim, os estelionatários, de posse de alguns dados cadastrais, fazem contato via telefone, passando-se por funcionários do INSS e comunicam que, se não for feita a “prova de vida” imediatamente, terão seus pagamentos bloqueados e até cessados.
Exigem, então, a confirmação dos dados, inclusive número de conta, senha do banco e o envio de foto via “WathsApp” e dos documentos pessoais.
De posse disso, os fraudadores podem proceder às inúmeras operações bancárias, como transferências de saldo e contratação de empréstimos consignados.

2 – Agendamento de perícia médica
A marcação de perícia médica é outra questão muito complicada; em primeiro lugar, é difícil de ser agendada e é prova indispensável para a concessão de todos os benefícios por incapacidade, e os fraudadores, não se sabe como, tomam conhecimento do fato, depois entram em contato com o segurado, passando-se por servidores do INSS e se oferecem para agendar o exame, solicitando informações como endereço, nº do RG e do CPF, e, como sempre, os dados bancários e até senhas.

3 – Recebimentos de valores atrasados:
Este é o tipo de golpe que mais tem acontecido atualmente e consiste no seguinte: os criminosos tomam conhecimento de processos judiciais em andamento em que os segurados têm direito de receber quantias em razão de parcelas devidas pelo INSS e estão aguardando o pagamento. Geralmente, entram em contato via “WhatsApp”, fazendo-se passar pelo advogado responsável pelo processo, falsificando até a foto do perfil.
Dizem que os valores estão para serem pagos e, para que isso aconteça, é necessário que o segurando pague uma quantia relativa ao Imposto de Renda ou outra taxa qualquer, exigem que seja providenciado um PIX para um determinado número de conta. Feito esse pagamento, não atendem mais o telefone e desaparecem.

4 – Antecipação do 13º salário e de contratação de empréstimos consignados:
Além dessas modalidades e de outras que não foram aqui citadas, ainda existe a tentativa de convencer os segurados sobre falsos empréstimos consignados ou mesmo adiantamento do 13º salário. Os criminosos entram em contato via telefone e se identificam como servidores do INSS ou de bancos e solicitam informações pessoais, dados de cartão de crédito e senhas.
Geralmente, o INSS antecipa o pagamento de 50% do 13º salário em junho e os golpistas ligam para oferecer a antecipação do pagamento, mediante o pagamento de determinada taxa, solicitando também os dados e cópias dos documentos pessoais da vítima, com o que podem realizar qualquer tipo de operação financeira.
Enfim, esses não são os únicos tipos de golpes aplicados pelos “oportunistas de plantão”. Temos que admitir que a mente de um criminoso trabalha muito depressa quando se trata de ganhar dinheiro fácil, dinheiro este que tira do sustento de pessoas que trabalharam durante toda vida para poder usufruir honestamente de seu merecido benefício.
Alertamos para que nenhum segurado forneça ou envie seus dados e nem cópias de documentos pessoais a ninguém. Não pague taxas cobradas por telefone ou outro tipo de contato. Procure informações junto ao próprio INSS, ao gerente do seu banco pagador, e nos casos que envolvam processos judiciais, junto ao advogado responsável.

Sílvia Helena Pistelli Costa
Advogada – OAB 215.278/SP
Especialista em Direito
Previdenciário