Atividade da Semana Nacional do Trânsito em parceria com a PM

De talão de “multa infantil” em punho, alunos(as) da EMEB Rodrigo Octávio Langaard Menezes passaram o dia orientando os pais motoristas sobre as infrações mais comuns de trânsito, como o uso do celular ao volante, a não utilização do cinto de segurança, estacionar em fila dupla e jogar lixo pela janela do veículo, entre outras infrações.
A atividade foi uma parceria entre a Secretaria de Educação e a 3ª Cia da Polícia Militar de Cosmópolis. Segundo a equipe da PM que organizou o trânsito em frente à EMEB e guiou os “policiais mirins” na orientação aos pais, a mesma atividade será realizada em escolas de Artur Nogueira e Engenheiro Coelho, municípios de abrangência da 3ª Cia, sob o comando do capitão Julio César Neves.
O Dia Nacional do Trânsito é comemorado em 25 de setembro. Esta data está inserida na Semana Nacional do Trânsito, que ocorre anualmente entre 18 e 25 de setembro. O principal objetivo desta data é o desenvolvimento da conscientização social sobre os cuidados básicos que todo motorista e pedestre devem ter no trânsito.
O Dia Nacional do Trânsito foi instituído a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997. Todos os anos, um tema específico é debatido ao longo de toda a Semana do Trânsito. Em 2019, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) definiu como tema “No trânsito, o sentido é a vida”.