O aparecimento de manchas e problemas na pele é comum nas mulheres, à medida em que elas entram na fase adulta; surgem estrias, varizes, celulites e flacidez. O mercado da beleza está, cada vez mais, inovando em seus produtos estéticos, como cremes e pílulas que prometem acabar com todas essas complicações que as mulheres enfrentam.
Segundo o Preparador Físico Roberto Passos, as varizes são veias tortuosas, dilatadas e insuficientes. “Qualquer veia pode ficar varicosa, mas é mais comum as varizes afetarem as pernas e os pés – isso porque ficar em pé parado ou sentado por longos períodos aumenta a pressão nas veias da parte inferior do corpo”, esclarece ele.
As varizes não somente atingem a preocupação estética da mulher, como também causam dores e desconforto. “Para muitas pessoas, as varizes e os vasinhos (uma variação mais leve de varizes) são uma preocupação puramente estética. Para outras pessoas, varizes podem causar dor, incômodos e até mesmo problemas mais graves, como aumentar o risco de doenças circulatórias”, explica o profissional.
Essas veias dilatadas, geralmente, aparecem na parte mais superficial da pele e seu surgimento costuma ser atribuído à predisposição genética. “A causa mais comum de varizes é a influência genética, uma vez que existe forte predisposição familiar. Podem-se herdar veias mais frágeis que, com a idade e fatores de risco, predispõem ao aparecimento das varizes”, informa Roberto.
Muitas pessoas já ouviram falar que as varizes podem aparecer mais rapidamente se a pessoa ficar muito tempo em pé ou sentada, o que é confirmado pelo Preparador Físico. “Por ficar muito tempo em pé ou mesmo sentada, você está diminuindo a ação das panturrilhas sobre as veias, impedindo o bombeamento do sangue ascendente”, afirma.
Então, como evitar o aparecimento dos vasinhos ou diminuir os que já existem? De acordo com o especialista, uma simples caminhada diária já faz toda a diferença. “Cerca de 45 minutos de caminhada diariamente seriam ideais. Caminhar atua diretamente no sistema cardiovascular, melhorando a elasticidade das artérias e o fluxo sanguíneo”, recomenda ele.
Se você preferir realizar outro tipo de atividade física diariamente, o profissional também aconselha. “Médicos e especialistas no assunto não só permitem, como recomendam que se faça qualquer atividade física, desde que bem orientada, pois é de grande importância o papel da musculatura no retorno venoso, uma vez que troncos venosos se situam junto a grandes grupos musculares. Portanto, qualquer atividade é bem-vinda”, explica.
Segundo o especialista, independente de qual atividade física você faça, qualquer uma delas ativa a contração muscular e as contrações ativam o bombeamento sanguíneo. “Portanto, um trabalho de tonificação e hipertrofia da musculatura dos membros inferiores, principalmente, panturrilha (batata da perna) e pés, é perfeitamente recomendável para diminuir a aparência das varizes”, informa ele.
Os problemas de circulação sanguínea não têm idade para surgir. “Pessoas podem ser comprometidas aos 20 anos, e outras aos 40. Isso depende muito do fator genético, hormonal ou devido o tempo que elas permanecem em pé ou sentados. Os exercícios devem ser iniciados o quanto antes, não como forma de tratamento, e sim, como prevenção. É muito importante praticar algo que você goste, seja caminhada, corrida, musculação, ou natação; faça o que você sentir prazer em fazer, e não fazer por obrigação”, finaliza Roberto.