É normal que as baixas temperaturas tragam um pouco mais de preguiça e de comodismo até mesmo para quem é mais ativo em relação às atividades físicas. Porém, independente do clima, vale lembrar que é indispensável para a saúde a prática dos exercícios. Outro detalhe importante é saber que não existe hora para deixar o sedentarismo de lado e começar, aos poucos, atividades que possam colaborar para a saúde e o bem estar físico.
Gutierre Cruz de Souza tem 27 anos de idade e é Educador Físico. O profissional pontua detalhes que são indispensáveis para não diminuir o ritmo, para quem já pratica os exercícios físicos, e incentivo para quem precisa começar a praticá-los.
Hidratação
A hidratação é fundamental para que o atleta ou o praticante se mantenha firme. A água ajuda, inclusive, a manter a temperatura do corpo. Costumo lembrar os alunos de que a sede já é um estado de desidratação; por sua vez, a água deve ser consumida regularmente durante o dia, atingindo uma boa quantidade que seria, no mínimo, 2 litros diários. Além disso, com este clima frio, as pessoas acabam ficando mais acomodadas e é normal que sintam menos sede. Aí é que entra o detalhe de que não é necessário sentir sede para se hidratar. Cuidados com a alimentação também devem ser redobrados, já que, neste período, a tendência é desregrar.
Iniciantes
Sempre digo que a preocupação não é perder o ritmo, mas sim, trazer quem está no sedentarismo. Acredito que uma boa dica para quem precisa realizar atividade e não consegue é aplicar pequenas metas diárias. Por exemplo, uma caminhada por determinado pequeno período, que sejam vinte minutos, e dia após dia, conforme ganhar resistência, aumentar dez minutos consecutivamente.
Atualmente, muitas praças também possuem aparelhos ao livre que ajudam na prática desses exercícios. Apesar disso, sempre aconselhamos procurar profissionais para acompanhamento do praticante. Para esclarecer, exercícios físicos nunca farão mal para a saúde, procurar um médico com antecedência do início dos exercícios e um profissional para acompanhamento é recomendável pelo seguinte: é necessário saber o que o sedentarismo causou na pessoa e o ritmo que ela precisa levar daqui para frente. Já houve casos de coincidir passar mal após o início da prática, mas, ressalto, exercícios sempre farão bem, eles apenas precisam ser dosados e o próprio atleta deve saber o quadro de saúde que o sedentarismo deixou.
Roupas
Hoje em dia, há uma variedade de roupas e calçados para a realização de exercícios. Contudo, além de estética, é preciso verificar peso da roupa e conforto para que não atrapalhe o praticante.
Horários
Os horários podem variar de acordo com o ritmo do praticante de exercícios ou do atleta. Realmente pela manhã é o horário mais frio e menos motivador para se levantar. Em contrapartida, este costuma ser o único de muitos que trabalham e voltam muito tarde para casa. Se alimentar bem e dormir regularmente podem ajudar a ter mais disposição no dia seguinte e tirar de letra essa problemática. Já no restante do período, os efeitos são os mesmos, basta sobrar realmente um horário na agenda.
Musculação
Os benefícios da musculação são inúmeros. Acredito que este exercício está em alta não só pela busca da estética, mas, além do fundamental auxílio neste aspecto, há nesta prática uma forma de evitar determinadas doenças, tratar determinadas doenças, há o aspecto estético e de perca de peso para quem procura, além de enrijecimento dos músculos. Por esse motivo, aconselho a prática, qualquer que seja o objetivo. Um bom acompanhamento e uma saudável prática da modalidade podem trazer muito bem estar físico, psicológico e também de saúde.