Aulas musicais são a principal ferramenta de alívio de estresse entre as crianças

Professor fala sobre o aumento da procura pelos pais e os benefícios de matricular seu filho nas atividades

Em tempos de pandemia, em que escolas, parques, clubes e todas outras fontes de ocupação para uma criança estão fechadas, os pais têm de procurar alternativas para superar o estresse sofrido por seus filhos quando estes não têm a oportunidade para alcançar o desenvolvimento mental e criativo necessário para uma criança.
Para o professor de música, Edilson Ribeiro, de 32 anos, após a abertura de algumas atividades, vindas depois de um longo período de isolamento, a procura em matricular os filhos nas aulas de música aumentou bastante; os pais procuraram tal atividade a fim de ocupar a mente dos filhos de maneira saudável. Ele afirma que a música é uma das principais ferramentas que auxiliam para a redução de estresse. “Temos estudos científicos que comprovam a eficiência na área mental e social de pessoas que são estudantes de música, de qualquer idade”.
Edilson acredita que o aumento do isolamento foi prejudicial em relação ao desenvolvimento, porque a infância seria o exercício do convívio social com outras crianças, para brincar, fazer atividades e coisas do tipo. Ele acredita que essa nova geração já se isolava do mundo social, buscando o mundo virtual, e com a pandemia isso só se agravou, gerando o aumento de casos de depressão, dependência excessiva em relação aos pais, desatenção e preocupação.
O músico cita alguns dos benefícios em matricular uma criança numa aula de música e áreas que ela poderá desenvolver: desenvolvimento da criatividade, disciplina, coordenação motora e paciência; ajuda em combater o mal de Alzheimer, melhora do relacionamento interpessoal, precisão mental e física, e, além de tudo, fazer se ‘desligar’ do mundo virtual e largar um pouco o celular, tablet e computador.
Para Edilson, a cultura no Brasil deveria ser prioridade, não temos estímulos para promovermos eventos culturais gratuitos às crianças. “O que vemos são alguns eventos isolados em teatros que não são divulgados, ou seja, apenas para utilizar a verba da cultura. Apenas aulas de música nas escolas não são suficientes. Temos que levar a cultura até as pessoas, fazendo eventos em praças públicas e em todas as escolas”.
O professor ainda exalta a importância das igrejas que, para muitos profissionais, foi o lugar em que o mundo da música apareceu para eles. “Se fizermos eventos musicais de boa qualidade e com boa música, em escolas, praças e teatros, teremos uma sociedade mais saudável”, finaliza.