Autoconhecimento deve ser trabalhado durante isolamento social

Este é um período em que todos nós estamos mais vulneráveis devido às situações que o mundo inteiro está enfrentando

“O autoconhecimento é a capacidade de se questionar sobre as ocorrências, atitudes e caminhos que temos tido em nossas vidas”

Durante o isolamento social, é muito importante que as pessoas reservem um tempo para ocuparem suas mentes e se autoconhecerem. Este é um período em que todos nós estamos mais vulneráveis, devido às situações que o mundo inteiro está enfrentando.
O escritor Eduardo Colamego fala sobre o assunto e dá dicas de como podemos nos fortalecer mentalmente.

Mente ocupada
“Podemos refletir sobre o termo ocupar a mente, pois parece simples, mas é mais profundo e por isso devemos ter atenção. O ponto é que devemos ocupar a mente somente do que pode nos fortalecer. Devemos expor nossa mente em todo tempo e, principalmente agora, somente ao que inspira, incentiva e nos traz bons sentimentos. Avançamos naquilo que nos expomos e se somos expostos ao pior, ao negativo, então nossa mente ocupada pelo negativo, vai gerar pensamentos negativos, que geram sentimentos negativos, que geram ações negativas e consequentemente, resultados negativos.
A mente exposta em demasia ao pior pode adoecer e a mente doente deixa o corpo doente. Temos estresse e ansiedade e isso não é bom. Sabemos que o hormônio do estresse, se liberado constantemente, causa queda da nossa imunidade e isso é tudo que não queremos agora. O importante é ocupar a mente com o melhor”, diz o profissional.

Autoconhecimento
“O autoconhecimento é a capacidade de se questionar sobre as ocorrências, atitudes e caminhos que temos tido em nossas vidas. Eu defendo que isso era uma matéria para termos na escola desde os primeiros anos. Hoje com a vida agitada, muitas vezes, as coisas acontecem e as pessoas apenas reagem, não param e se questionam porque isso ocorreu. Muitas vezes, os problemas se repetem e, mesmo assim, as pessoas não se questionam. O princípio da pergunta deve ser usado sempre. Por exemplo, quando um problema acontece, a pessoa deve se perguntar o porquê desse problema. Ela poderia ter evitado? Tem responsabilidade nele ou não? Se sim, ou se não independente agora o foco não pode ser a culpa, e sim, a resolução. Quando trabalho o autoconhecimento com as pessoas e empresas sempre sugiro esse caminho. São as perguntas que nos trazem repostas e progresso”, explica o profissional.

Fortalecimento
“Aproveitando esse momento para se autoconhecer e focar em se desenvolver e bloquear o que não ajuda, não eleva ou causa bem-estar. Devem aproveitar também para pensar se existe um curso ou assunto que estava pendente, sem tempo de tratar ou fazer, a hora é agora. Por fim, lembrar que o que ocupa nossa mente, controla nossa vida, por isso, devemos sempre expor nossa mente ao melhor, melhores ideias, notícias, aprendizados e pessoas. Isso vai passar e podemos passar aproveitando para nos autoconhecer e desenvolver nos tornando pessoas melhores.
Fortalecer a mente é possível quando nos expomos ao melhor, como citei anteriormente, melhores ideias, melhores exemplos de pessoas e tudo aquilo que é positivo e saudável. Depois de adultos, só conseguimos melhorar e reprogramar nossa mente através, principalmente, da repetição. Então, quanto mais expomos nossa mente a um determinado assunto, conhecimento e prática dele, conseguimos fortalecer nossa mente, reprogramar nossos padrões e transformar nossa realidade. Costumo dizer que conhecimento sem ação é mera informação. Portanto se sabemos algo, só podemos de fato transformar em conhecimento entrando em ação” finaliza.

Eduardo Colamego
Escritor
Palestrante especialista em autoconhecimento