Autoconhecimento: sucesso para a escolha profissional

Fabiana R. Dester Pedagoga e psicopedagoga Professora de OPEE – Orientação Profissional, Empreendedorismo e Empregabilidade (sob a orientação de Léo Fraiman) no Colégio Objetivo Cosmópolis

Nos últimos meses, temos ouvido falar muito nestes temas e muitas informações estão sendo disponibilizadas aos jovens para a escolha profissional. Entretanto, outra mudança presente, porém, menos discutida, é a dificuldade das novas gerações de fazer escolhas e tomar decisões. Em um mundo de infinitas possibilidades, muitos jovens precisam de ajuda no que diz respeito ao foco e ao processo de tomada de decisão.
Da mesma forma também precisam aprender a errar e se frustrar. Isso porque, tendo em vista a alta carga de insegurança e receio de tomar decisões incorretas em tempos tão competitivos, muitos preferem não escolher, para não falhar.
Então, o que fazer para ajudar as novas gerações neste desafio? O primeiro passo é o autoconhecimento para a escolha de uma carreira. A partir disso, o direcionamento para a escolha de uma profissão que combine com a sua natureza e esteja alinhada com os seus propósitos de vida. Isto facilitará alcançar a excelência e entregar à sociedade o seu melhor.
PENSAR, SENTIR E AGIR. Ser curioso, estar atento, perceber o ambiente, as pessoas e estar sempre disposto a agir para tornar o mundo ao seu redor um lugar melhor para si e para os outros são atitudes de uma pessoa empreendedora e, para conseguir isso, é preciso ter bem claro qual é o seu objetivo, ter foco e motivação, além de criatividade para definir soluções. Enfim, é dar o melhor de si naquilo que faz.