Autoexame (Parte 1)

“Examina-me, ó Deus, e conhece meu coração; prova-me e vê meus pensamentos. Mostra-me se há em mim algo que te ofende e conduze-me pelo caminho eterno.” Salmos 139:23-24

Você ousaria orar de uma maneira que nunca orou antes?
Com todo o seu coração, alma, mente e toda a extensão do seu ser? O que aconteceria na sua vida e na daqueles que estão à sua volta se você começasse a fazer orações mais poderosas?

Você ousaria descobrir?
O rei Saul acusou falsamente a Davi de traição e enviou todas as suas tropas atrás dele, em várias tentativas de tirar a sua vida. Com todo o seu coração, Davi queria agradar a Deus. Ele lutou contra a sua raiva a fim de proteger e mostrar honra ao rei. E, sabendo que suas intenções não eram sempre perfeitas, Davi entregou seu coração diante de Deus e fez uma das orações mais vulneráveis, transparentes e perigosas que você irá ouvir. Buscando honrar a Deus com todos os aspectos de seu ser, Davi orou: “Ó Deus, examina-me e conhece o meu coração! Prova-me e conhece os meus pensamentos. Vê se há em mim algum pecado e guia-me pelo caminho eterno” (Salmos 139:23-24).
Esta não é apenas uma oração difícil, mas é ainda mais difícil de ser vivida e aplicada. Pois se você tiver a coragem de fazer essa oração, deverá exercitar a coragem de viver o que Deus lhe mostrar em resposta. Então, não faça essa oração se não estiver falando sério.
Esteja ciente que essa oração tem o potencial de trazer à luz a sua culpa. De corrigi-lo. De redirecionar a sua vida. De mudar a maneira que você vê a si mesmo. De mudar como os outros veem você.

Talvez você ainda imagine que isso não é grande coisa. Talvez esteja se perguntando por que deveria pedir para Deus examinar o seu coração quando Ele já sabe tudo que há dentro de você. Você sabe o que está lá.

Ele sabe o que está lá. Então, por que perguntar algo tão óbvio?
É aqui que fica complicado. Na superfície, parece que conhecemos nosso próprio coração. Certo? Conheço meus motivos. Eu sei o que é mais importante; sei porque faço o que faço. Bom coração. Não estou tentando machucar as pessoas. Quero fazer o que é certo. Meu coração é bom. Estou orando, não estou?

*Continua na próxima edição

Pr. Adriano Vargas
Cosmópolis Central
@cosmopoliscentral