Autoexame (Parte 2)

“Examina-me, ó Deus, e conhece meu coração; prova-me e vê meus pensamentos. Mostra-me se há em mim algo que te ofende e conduze-me pelo caminho eterno.” Salmos 139:23-24

Mas, a Palavra de Deus revela exatamente o oposto. Pode ser um choque quando você ouve isso pela primeira vez, mas Jeremias nos diz umas verdades bem diretas. Jeremias era filho de um sacerdote levítico nascido por volta de 650AC. Durante o reinado do rei Josias, Deus levantou esse jovem profeta para levar a palavra de Deus para Israel e as nações. Jeremias diz sem rodeios que você — e eu e todos nós — não tem um bom coração. Na verdade, o seu coração não apenas não é bom, mas o seu coração é mau e pecaminoso de todas as formas. O profeta disse: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9, ARA).

Sem Cristo, o seu coração é enganoso. Quanto mais próximo ficamos de Jesus, mais temos de enfrentar as nossas imperfeições. Orgulho. Egoísmo. Luxúria. Vícios. Um espírito crítico.

Fazer essa oração pode abrir um canal de comunicação com Deus. Em vez de simplesmente pedir a Deus para fazer algo paravocê, peça a Ele para revelar algo emvocê. Este momento de verdade com Deus pode não te mudar instantaneamente, mas irá te ajudar a reconhecer a sua necessidade espiritual e redirecionar a sua vida.

É por isso que essa oração de Davi é loucamente poderosa.

“Examina o meu coração, Senhor.”

Pr. Adriano Vargas
Cosmópolis Central
@cosmopoliscentral