Automação: a profissão do futuro que já é realidade há alguns anos

Estamos na na era 4.0, onde a tendência é todos os processos, por mais simples que sejam, serem automatizados e dotados de tecnologias inteligentes

Vinicius Bossardi Peretti Técnico em Automação Especialista em desenvolvimento de software das plataformas Siemens e Rockwell Celular (19)9 9774-0108 redfoxautomacao.com.br

Quando se falam em tecnologias como programação e processos automatizados, muitas pessoas pensam em cenários futurísticos distantes da realidade cotidiana, mas esse pensamento é um tanto quanto equivocado. Há muitos anos, esses recursos estão integrados aos processos industriais como forma de aumento de produtividade, qualidade e barateamento dos custos de produção. Porém, não é só na indústria que a automação é encontrada, quando alguém saca dinheiro num caixa eletrônico, utiliza um smartphone, pega o elevador e escolhe o andar apenas apertando um botão, entre muitos outros exemplos, a pessoa está desfrutando de uma tecnologia que foi desenvolvida para sustentar essas operações, e essa tecnologia é a automação.
O cosmopolense Vinícius Bossardi Peretti, de 26 anos, fala sobre sua experiência nessa área, sobre o mercado de trabalho e as tendências mundiais, já que o mundo se encontra numa crescente exponencial quando se trata de tecnologia, o que os especialistas chamam de era 4.0, onde a tendência é todos os processos, por mais simples que sejam, serem automatizados e dotados de tecnologias inteligentes. Confira.

Especialização
“Sou Formado em Técnico em Automação Industrial desde 2012. Comecei como estagiário técnico em uma empresa de Automação Industrial, onde fiquei por 6 meses. Após isso, trabalhei no setor de automação voltado à manutenção de linhas de embalagem, em multinacionais, como Braskem e Unilever. Essa jornada durou por volta de 4 anos.
Com a bagagem que adquiri trabalhando em manutenção, recebi um convite para o cargo de programador em uma nova empresa. Atuando nessa empresa, pude participar de diversos projetos, dentre eles, desenvolvimento, modificação, melhoria e preparação de máquinas para indústria 4.0.

Parcerias
Hoje em dia, sou parceiro de uma empresa de automação chamada Red Fox Soluções Industriais, onde somos especialistas em desenvolvimento de software para máquinas complexas e atendemos a todo o Brasil.
A automação consiste em aplicar tecnologia para fazer com que os processos industriais se tornem automáticos sem o contato direto de um operador. Com isso, aumenta a segurança e a produtividade, e também qualidade do produto final. Cada vez mais, é necessário utilizar a Automação nos processos industriais para garantir competitividade e qualidade do produto a ser fabricado. Ela tornou possível novos processos industriais que antes eram impossíveis somente com a mão de obra humana.
Com a chegada da indústria 4.0, vemos que as grandes empresas estão investindo muito em projetos do segmento. Temos muitos projetos em fase de preparação para implementação do IOT (Internet das Coisas) nas máquinas. Nesse processo, dados de produção são coletados em tempo real da máquina e publicados em nuvem, onde todos os responsáveis pela empresa/fabrica têm acesso de qualquer lugar do mundo através da internet.
Esse aumento da complexidade dos equipamentos faz com que tenhamos uma falta de mão de obra qualificada para trabalhar com esses tipos de processos. A tendência é que, cada vez mais, a cobrança pelo conhecimento do profissional de automação seja mais efetiva.

Inteligência Artificial
Falando um pouco sobre inteligência artificial, já temos em operação em algumas empresas, software com algoritmos voltado a inteligência artificial e machine learning, onde a máquina faz a coleta de vários dados do processo e toma decisões de funcionamento cada vez mais rápidas e assertivas.
A Automação está em constante crescimento no Brasil e no mundo e, com isso, mais vagas de empregos estão surgindo. Hoje em dia, temos muitas oportunidades e estamos com um déficit de profissionais capacitados no mercado. Podemos afirmar que o Profissional de Automação não é mais o profissional do futuro, mas sim, o profissional do presente”.