Automaquiagem: 9 dicas para arrasar na sua ‘make’

Comece do básico, vá descobrindo seus gostos e colocando tudo que aprender em prática

Kaoana Leme Lins
R. Guilherme Hasse, 556 Chico Mendes,
@kaoanaleme.makeup
Tel: (19)98976-9589

Ao ficar diante do espelho e iniciar sua automaquiagem, se sente perdida? Não sabe por onde começar ou o que fazer? E se começa para no meio do processo ou o resultado final fica totalmente diferente do esperado? Anote 9 dicas infalíveis que vou te dar pra arrasar da próxima vez.

Dica 1: Sempre aconselho ir para frente do espelho e se olhe. Nenhum rosto é igual ao outro, assim como também os gostos não são. Observe o tamanho dos seus olhos, formato das suas sobrancelhas, seus lábios são mais finos ou mais grossos? Além de te ajudar a identificar esses aspectos é um autocuidado que, muitas vezes, deixamos de lado.

Dica 2: Ainda na frente do espelho, toque seu rosto e sinta sua pele. É fina? Está um pouco áspera? Tem acnes? Sente oleosidade?
1 sabonete, 1 tônico, 1 hidratante e 1 protetor solar já te ajudam a colocar esse Skincare em dia.
Cuidar da pele além de ajudar no acabamento final e duração da maquiagem, retarda aparecimento de linhas de expressão e manchinhas.

Dica 3: Use pouco produto e vá construindo camadas. Isso serve para todas as etapas da maquiagem, principalmente contorno e blush. Se você pegar grande quantidade, o risco de deixar marcado, de manchar ou ficar muito forte é bem grande. Vá com pequenas pinceladas, a mão bem leve, você deve sentir o pincel quase nem encostando.

Dica 4: Na aplicação da base, não arraste a esponjinha. Se você arrastar, ao invés de aplicar produto e dar cobertura, você vai somente espalhar e ainda criar riscos no rosto. Dê batidinhas contidas e vá com toda calma espalhando o produto. Maquiagem é um conjunto de passos e todos os passos precisam ser respeitados.

 

Dica 5: Para escolher a base, nunca teste no rosto. Eu já disse isso aqui, mas torno a repetir, nosso rosto geralmente é de tonalidade mais clara que nosso corpo. Teste a base no seu colo, bem aí nessa parte que fica à mostra quando usamos camiseta regata. Aplique um pouco da base com batidinhas e a que sumir na sua pele é o tom que você deve usar. Não importa se, na hora de aplicar, ela esteja um pouco mais escura que seu rosto. O resultado final vai ser uma unificação de tons de rosto/pescoço e colo perfeita.

Dica 6: Ao fazer delineado, passar batom ou rímel, tenha um apoio sólido para seu braço.
Geralmente, ficamos em pé na frente do espelho e os braços ficam ao ar livre, mas seria interessante um espelho de mão, sentar à mesa e apoiar o cotovelo. Desta forma, nossa mão ficará mais firme e o risco de borrar é bem pequeno.

Dica 7: Você sela a pele e, mesmo assim, a base transfere na roupa, abre buracos e afins… Na hora da selagem, não arraste o pó, mas pressione ele contra a pele. Arrastando, você não está selando corretamente, já se você pressiona contra a base molhada, ela irá sugar a quantidade de pó necessária e fazer uma selagem por completo.

Opção de produtos baratinhos e de qualidade

Dica 8: Escolha produtos de qualidade comprovada. É óbvio que tem muitos produtos baratinhos no nosso mercado da beleza que funcionam super, mas, veja resenhas no YouTube, siga influenciadoras de beleza que testam e mostram a real da funcionalidade e qualidade dos produtos. É certo que o que serve para fulana pode não servir pra você. Mas é bem legal você entender o que está comprando.

Dica 9: Entenda seus gostos e respeite eles. Não é porque blogueira tal faz assim e está em alta que você deve fazer também. Se não é seu estilo, se respeite. A maquiagem é pra fazer você se sentir linda e única, não mais uma mulher igual a todas. Faça cursos de automaquiagem presencial ou on-line e pratique muito. O segredo da evolução e aprendizagem é praticar.
Comece do básico, vá descobrindo seus gostos e colocando tudo que aprender em prática. Não se compare “nossa minha amiga se maquia bem melhor!” Se comparar, vai te travar e você não vai conseguir aprender. Então, foque em você e não tenha medo de errar. Maquiagem é processo e aprendizado como todas as outras coisas são. E diferente do que muitos pensam, não é algo fútil, mas sim, autoestima e autocuidado com nossa imagem e saúde.

Kaoana Leme Lins
Rua Guilherme Hasse, 556 
@kaoanaleme.makeup
Tel: (19)99279-7025