Badawe: Conheça mais sobre o casal Janete e Jhony e a arte do macramê

Em 1988, fundaram a loja Badawe para comercializarem itens de decoração artesanais

Janete e Jhony

O macramê é uma técnica milenar de atar nós em linhas usando as mãos, sem a necessidade de agulha ou outra ferramenta para tecer. Em outras palavras, é uma forma de tecelagem manual muito versátil que é usada para criar desde painéis decorativos e suportes de planta até estantes e cortinas.
A Badawe Decorações é uma loja virtual, que atua na fabricação de itens de decoração artesanal, utilizando essa técnica e também peças de madeira, fundada em meados de 1988, pelo casal Janete e Jhony, após terem tido contato com o artesanato por intermédio de uma amiga. Praticamente autodidatas, em uma época sem acesso à internet, eles aprenderam como fazer peças em sisal e madeira.
Com um catálogo extenso de peças, a marca foi evoluindo, sendo uma das poucas que tiveram a oportunidade de representar a cidade de Cosmópolis em feiras e exposições de artesanato da região. Em época de Natal, poucas eram as lojas do comércio local que não tinham uma guirlanda fabricada por nós. Próximo aos anos 2000, devido à dificuldade que os artesãos enfrentam em ter uma renda fixa, o casal decidiu pausar as atividades da Badawe.
Com o início da pandemia e o crescimento notório do macramê como tendência de decoração, a Badawe retornou às suas atividades em 2020, desta vez, em formato virtual, com a loja online no Facebook e Instagram, porém, nesta ocasião, não utilizando mais o sisal como matéria prima, mas sim, barbantes de algodão, deixando as peças com um ar mais delicado e uma decoração mais “clean” visualmente.
Unindo as habilidades do casal, criam juntos as peças de forma criativa e exclusiva, preservando sempre as referências dos clientes, mas incluindo também a personalidade da marca em suas peças. Com o intuito de cada vez oferecer uma maior diversidade de itens e com a facilidade do trabalho manual, foram inseridos no catálogo, além do macramê, também itens em madeira, como placas personalizadas, jardineiras e painéis de pallet, como também tábua artesanal de churrasco, parte esta que é de responsabilidade de fabricação do Jhony.
Algumas peças são sempre mantidas disponíveis à pronta entrega, mas também estão abertos para encomendas exclusivas, onde o cliente entra em contato com suas referências e é criado algo sob medida. Preferem sempre não fazer apenas cópias das referências enviadas porque acreditam que, como trabalho artesanal e manual, é preciso também priorizar o estilo de cada artista.
Mesmo em tempos difíceis como este que todos estamos passando, o retorno da Badawe vem com uma necessidade de externar a arte que estava há muito tempo adormecida dentro do casal, unindo-a também, como complemento de renda financeira para a família.
“Badawe é uma expressão que faz parte do dialeto indígena, usada para denominar uma celebração ou festa, e é este o sentimento que temos toda vez que finalizamos uma peça e vemos a satisfação e gratidão dos nossos clientes.
Desde o início do nosso retorno, temos tido muitos feedbacks e apoio de amigos e clientes, que estão sempre em contato conosco, e é essa troca, carinho e amor que tentamos sempre externar em nossas peças”, esclarece o casal.
A Badawe e todo o seu catálogo de peças estão nos perfis nas redes sociais Facebook e Instagram: @badawe.decor.