Modelos variam de acordo com a necessidade do peso a ser transportado e do uso da moto
Muitos motociclistas, por conforto e utilidade, optam por instalar bagageiros em suas motos, mas, antes disso, é recomendado que se saiba qual a necessidade. Existem vários modelos e cada proprietário usa aquele que se encaixa melhor de acordo com o uso da moto. Os mais vendidos, segundo o administrador Vinicius Marsoli, são os bauletos (baús), que vão encaixados no bagageiro que fica atrás da moto, sendo que cada modelo tem seu bagageiro específico.
Os modelos desses também são diversificados, principalmente, por conta da capacidade. Eles podem ser de 28 litros, 33 litros, 45 litros, sendo que o tamanho também deve ser escolhido de acordo com a utilização. Para aqueles que viajam, normalmente, utilizam-se os que têm maior capacidade de carga; já para uso cotidiano, recomendam-se os menores.
Para os viajantes e proprietários de motos maiores, existem os bagageiros alforge, que são bolsas laterais normalmente utilizadas nos modelos Choppers. Existem as bolsas laterais no caso das motos de Trails. Esses normalmente são utilizados em viagens para carregar maior quantidade de carga.
Já no cotidiano das cidades, os campões de venda são os ‘baús’, mochilas especiais e o elástico aranha, que geralmente é usado por mototáxi com a finalidade de guardar um capacete ou capa de chuva amarrada na traseira da moto.
Vinicius lembra que o importante é saber qual a necessidade do proprietário. “Hoje, no mercado, existe muita coisa, mas, depende da sua necessidade de adequar a moto conforme o uso”.
Não é só escolher o modelo de acordo com a necessidade, é importante também ficar atento ao tamanho do bagageiro. Vinicius conta que não se pode usar bagageiro que seja mais largo do que o limite do retrovisor, ou seja, guidão da moto. Semelhante ao carro, deve-se atentar à largura das extremidades laterais do retrovisor, “até porque excedendo esse limite, a visão fica comprometida”, lembra Marsoli.
Além do tamanho, o peso que o bagageiro suporta também deve ser levado em consideração na hora de realizar o transporte. A capacidade está especificada no manual do compartimento. O excesso pode causar a quebra do suporte ou do próprio bagageiro, como também dificultará a dirigibilidade da moto.
Mesmo com a grande diversidade de marcas, modelos e tipos de bagageiro, o condutor pode encomendar um personalizado, já que muitos fabricantes têm trabalhado com customizações.
Independente do modelo usado, Marsoli recomenda que as peças sejam de qualidade porque “existem marcas que indicam uma capacidade, mas, o bagageiro, na prática, não aguenta o peso”.
Os materiais de baixa qualidade podem causar perdas maiores com relação ao material transportado. Marsoli conta que “tem vários casos que aconteceram de baús que saíram da base e caíram no chão com tudo que tinha dentro”. Acidentes como esse podem acontecer por diversos fatores, inclusive, pelo excesso de peso.
A moto também deve estar adaptada adequadamente para transportar as bagagens, deve-se verificar a calibragem de pneus e suspensão, de acordo com o manual do proprietário.
Marsoli conta que “a pessoa que coloca o bauleto dificilmente vai querer ficar sem depois”, isso por conta da praticidade e facilidade de compartilhamento.