Policiais Civis, da Central de Polícia Judiciária (CPJ), deAmericana, realizaram uma operação de combate ao tráfico de entorpecentes em Cosmópolis, na manhã de quinta-feira (10).
Através de escutas telefônicas, autorizadas pela Justiça, os Policiais estavam, há um certo tempo, monitorando as atividades criminosas, ligadas ao tráfico de entorpecentes.
O alvo das escutas é uma quadrilha que atua em toda a região, não especificamente em Cosmópolis. Porém, após algumas interceptações, os policiais obtiveram informações de que a quadrilha fazia o armazenamento da droga em uma chácara em Cosmópolis.
Na manhã de quinta-feira (10), uma viatura da Polícia Civil, descaracterizada, sem as cores costumeiramente utilizadas nas viaturas oficiais, veio para Cosmópolis para averiguar o possível local.
Quando os Policiais chegaram ao local, uma chácara no Jardim Beto Spana, um homem, branco, alto, que tomava conta do local, ao perceber a chegada dos policiais, pulou o muro e empreendeu fuga.
Ele chegou a ser acompanhado, porém, conseguiu se evadir da abordagem policial. Viaturas da Polícia Militar (PM) e também da Guarda Municipal (GM) prestaram apoio, porém, sem sucesso na localização do suspeito.
Na chácara, uma casa grande, com poucos móveis, as drogas estavam estocadas.
Dois sacos grandes escondiam os tijolos de maconha.
A chácara foi revistada, inclusive, com o apoio de cães de faro, do Canil da GM, no entanto, não foram encontradas mais drogas escondidas.
No fundo da chácara estavam dois cavalos, em duas baias improvisadas para proteger os animais. Os animais estavam bem tratados, inclusive, uma grande quantidade de feno estava armazenada no local, utilizada como ração para os cavalos.
As baias também foram vistoriadas e o esconderijo das drogas foi encontrado.
Em uma das baias, foram cavados dois buracos de aproximadamente um metro de profundidade. Os buracos eram cobertos por um pouco de terra e também por feno, para não chamarem atenção.
Dentro dos buracos estavam dois tambores, plásticos, com tampa, onde a droga era armazenada.
Possivelmente, as drogas foram retiradas do buraco recentemente, justamente para que fossem transportadas da chácara e levadas para o preparo e, posteriormente, para a venda.
Testemunhas informaram que a movimentação no local era grande, principalmente, depois que a noite caía. Durante o dia, apenas uma pessoa era vista no local. Era um homem que tratava dos animais.
Todo o entorpecente foi carregado e levado para CPJ, onde a ocorrência foi registrada.
A ocorrência será parte da investigação da CPJ que já apreendeu, em outras operações, grandes quantidades de entorpecentes na região.
Recentemente, em Artur Nogueira, no início de outubro, os Policiais da CPJ também realizaram uma operação. Na ocasião, cerca de noventa quilos de maconha foram encontrados, além da prisão de sete pessoas.