Bairro Uirapuru / Mercado do Benir

‘Venda’ teve início em 1978 e vem se expandindo desde então

Sempre que visitamos uma cidade como turistas, é muito interessante entrar no mercadinho da localidade. É como se entrássemos em um mundo particular; esse tipo de mercado conta a história e os costumes do lugar, se tornando também parte dessa história. Em alguns lugares, é conhecido como “miscelânea”, em outros como “armazém”.
Para nossa sorte, aqui em Cosmópolis, temos um local assim! O Mercado do Benir fica no Bairro Uirapuru, distante do Centro da cidade, porém, não poderia estar mais ligado com a nossa história.
O proprietário, Benir Marson, e sua mulher, Maria Aparecida Michelon Marson, iniciaram uma pequena venda em 1978. Quando o casal se viu sem terras para trabalhar, procurou emprego sem sucesso e decidiu abrir seu próprio negócio.
Quem deu a ideia e encorajou a abertura desse negócio foi o saudoso José Honorato Fozzati, que auxiliou em toda a papelada, abrindo legalmente a empresa para eles sem cobrar nada na hora, deixando que acertassem esses valores quando pudessem. Assim, puderam iniciar o trabalho e ir comprando aos poucos as geladeiras, o cortador de frios, podendo atender os clientes. A venda, que começou num espaço de 6m x 4m e tinha bancos de madeira para os fregueses, vendia pão, mortadela, pinga e cerveja.
No decorrer dos anos, eles foram aumentando a variedade de produtos e, quando o filho do casal, Emerson Roberto Marson, ficou desempregado, no ano de 2000, passou a trabalhar com eles. Desde então, começaram a expandir a venda.
Hoje, ao entrarmos no Mercado do Benir, é muito fácil se surpreender, pois o que por fora parece pequeno, por dentro é enorme! Eles vendem de tudo um pouco a valores justos. Oferecem desde alguns eletrodomésticos, brinquedos, itens de mercado até pequenos materiais de construção, o que torna o local um ponto de apoio para quem mora naquela localidade e a quem vem a passeio nos fins de semana.
No decorrer dos anos, eles foram aumentando a variedade de produtos e também passaram a fabricar linguiça caseira da melhor qualidade. Eles oferecem, além da linguiça pura, as linguiças recheadas com diversos sabores, como a apimentada, a de tomate seco com rúcula, de vinagrete, de provolone com azeitona, provolone com bacon e rúcula e a mais nova da linha, a apimentada com provolone. Produzem também hambúrgueres caseiros – além do tradicional, vendem o de costela e o de costela com mandioca.
O Sr. Benir possui clientes tanto do bairro quanto visitantes que ficam nas chácaras da região durante os fins de semana. Outras pessoas que costumam frequentar o local são os motoqueiros, os cavaleiros e, claro, os ciclistas que estão sempre passeando por Cosmópolis. Esses visitantes param para descansar, se abastecer com água, comer algo e prosseguir com o passeio.
O casal conta que os frequentadores do seu mercado são provindos de São Paulo, São Bernardo, Campinas, Americana, Sumaré, Hortolândia e que utilizam o local como ponto de apoio. Onde hoje está o bairro Uirapuru era um lugar formado somente por sítios e o bairro começou quando foram loteados o Novo Mundo e o Mirante do Jaguari. O Sr. Benir conta que viu o bairro se desenvolver; ele nasceu no dia 04/07/1944 e, em 19/07/1944, foi morar no local e que o seu mercado foi o primeiro negócio da região.
Atualmente, o bairro é formado por chácaras, existem proprietários que moram na região, porém, a grande maioria se trata de pessoas de fora da cidade que possuem imóveis para passar fins de semana e feriados. É um local muito bonito, bucólico e proporciona momentos de paz e descanso.
O Mercado do Benir fica na Rua Ida Canova Marson, s/n. O nome da rua foi dado em homenagem à mãe do Sr. Benir. O telefone de contato é: 19 3812-1013.

Texto: Letícia Atmann Frungilo
Secretaria de Cultura e Turismo de Cosmópolis
Facebook: Turismo Cosmópolis