A poucos dias para a chegada do inverno, Cosmópolis apresentou temperaturas baixas no fim de semana do dia 10 de junho, com temperaturas de 3,6 graus na madrugada do dia 10, segundo o Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (CIIAGRO).
O CIIAGRO monitora diariamente os dados meteorológicos, através de um sistema web, que são incorporados ao banco de dados. Cosmópolis é uma das 146 localidades que apresentam pontos de coletas desses dados, com uma estação de medição situada dentro da área do Tratamento de Esgoto, no Bairro Nosso Teto.
Os dados coletados são de temperaturas máximas e mínimas do ar e precipitação diária, podendo ser consultados pela internet.
Mesmo com temperaturas mais baixas, a pesquisadora do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas e Agricultura (CEPAGRI), Ana Maria Heuminski de Ávila, afirma que, em 2016, no mesmo período, as temperaturas estavam mais baixas. “Ano passado, neste período, estava bem mais frio, tendo temperaturas mais baixas durante toda a semana”.
A chegada do inverno, que é a transição do outono para o inverno, e acontece na quarta-feira, dia 21 de junho, caracteriza a estação mais seca e fria do ano, pois, apresenta frentes frias e massas de ar frio, responsáveis pela precipitação com queda de temperatura e ventos mais intensos. “Conforme a massa de ar frio vai chegando, vai mudando, mas, de forma geral, a massa de frio intercala com a massa de ar quente. Então, temos dias mais frios e dias mais quentes também”, explica.
Ainda no inverno, existe um favorecimento de nevoeiros e de geadas.
Segundo a pesquisadora, como o inverno tem temperaturas mais frias, há redução de chuvas e, consequentemente, a baixa umidade do ar, deixando os dias mais secos. “Não é que não tem chuva, é que, no inverno, não chove a todo o momento, não é tão esperada a chegada de chuva”.
Ana Ávila também destaca que ainda é muito cedo para falar sobre a previsão para o inverno. “Não tenho como falar ainda por um tempo definido, pois, aqui trabalhamos apenas com 15 dias de previsão, não a longo prazo, mas, acredito que será menos frio do que no ano passado”.
Para os próximos cinco dias, segundo o site de Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a previsão é de parcialmente nublado, com mínimas de 11°C e máxima de 24°C. Com isso, existe possibilidade de formação de nevoeiros nas primeiras horas do dia.
Para saber mais sobre o clima, acesse o site: http://www.ciiagro.org.br