A suspensão é o sistema responsável pela estabilidade do veículo. Dentre seus diversos componentes, existe a bandeja, cuja função, segundo o mecânico Ednaldo Zorzanello de Brito, é ligar a roda ao chassi do veículo, determinar o alinhamento das rodas, permitir movimentos verticais da suspensão, suportar forças laterais nas curvas e limitar e controlar os movimentos das rodas em frenagens e arranques. “A bandeja, portanto, é responsável por controlar o posicionamento desses componentes na suspensão nas mais diversas situações. Quando os componentes estão em conformidade, este controle da bandeja proporciona o máximo desempenho da suspensão, além de garantir o perfeito alinhamento de direção”, esclarece.
Porém, a bandeja de suspensão não trabalha sozinha. O especialista informa que ela depende do telescópio, pivô, cubo, rolamento e terminais de direção para que aja de acordo com suas funções.
A bandeja também é um componente relativamente sensível. “Por ela ser de ferro, é facilmente danificada em impactos, buracos e batidas. O que pode apresentar desgaste são as buchas que vão agregadas na bandeja. Quando esses itens estão nessas condições, o carro perde estabilidade e começam a surgir barulhos na suspensão”, alerta o profissional.
Para que a bandeja de suspensão seja substituída por uma nova, ela precisa estar torta. Porém, Ednaldo explica que, em relação às buchas e aos pivôs, pode ser feita somente a troca deles, sem precisar trocar todo o componente.
Assim como todo item do veículo, é necessário fazer a revisão a cada 10 mil quilômetros rodados. “Nesse caso, será preciso fazer alinhamento, balanceamento e rodízio. Então, é feita uma revisão da suspensão, incluindo a bandeja. Entretanto, se no período de 10 mil km o carro tiver passado por muitas situações de impacto em buracos, guias ou batidas, a revisão desse sistema deve ser imediata”, recomenda o mecânico.
Os custos da revisão e manutenção variam de acordo com o veículo. “Normalmente, quando é necessário fazer a troca da bandeja, o preço varia de R$100 a R$300, aproximadamente. No entanto, quando são trocados só os componentes, o valor fica bem menor, dependendo dos itens que devem ser trocados”, finaliza o especialista.