Uma válvula irregular, instalada em uma tubulação de combustível, foi descoberta na terça-feira (30), por funcionários responsáveis pela operação do duto.
A válvula, que era utilizada para furtar combustível da tubulação, estava em um duto que liga a refinaria de Paulínia até a distribuidora, em Brasília/DF.
O Centro Operacional, que controla o fluxo na tubulação, está instalado na cidade do Rio de Janeiro. De lá, funcionários perceberam que havia queda de pressão na tubulação, o que indicou que algo de errado estaria acontecendo.
Funcionários da empresa conseguiram detectar que a queda na pressão estaria ocorrendo na região de Cosmópolis. Eles foram até o local, na tentativa de encontrar o que poderia estar acontecendo de errado.
Entre as possibilidades apontadas para o problema, estão o vazamento do combustível, por um possível rompimento do duto, ou, então, o furto de combustível.
Quando os funcionários vistoriavam o trecho da tubulação, que fica próximo ao quilômetro 155, da Rodovia Professor Zeferino Vaz, foi encontrada uma válvula, instalada de forma irregular na tubulação.
Através da válvula, bandidos conseguiam retirar o combustível que passava pela tubulação. Possivelmente, um veículo tanque era estacionado ao lado, a válvula era aberta e o combustível furtado.
Após constatar o problema, o funcionário da empresa se dirigiu até a Delegacia de Cosmópolis, onde um Boletim de Ocorrência por Furto Qualificado foi registrado.
Peritos, da Polícia Científica, foram acionados e compareceram ao local, para colherem materiais para a elaboração de um laudo.
Funcionários da empresa informaram que o risco de explosão, ou incêndio, na operação irregular da tubulação é alto. Dependendo do tipo de combustível que estiver passando pelo duto, há riscos de incêndio ou até mesmo explosão.
Outros furtos semelhantes já foram registrados na região.
Funcionários da Transpetro, responsável pela operação da tubulação, já estavam no local e tiveram que retirar parte do duto para que a válvula fosse removida.
A Polícia Civil de Cosmópolis, através do Setor de Investigação Geral (SIG), já iniciou o trabalho de investigação do crime.
Em nota, a Transpetro se manifestou da seguinte forma:
“A Transpetro constatou, nesta terça-feira (30/08), uma tentativa de furto de combustível na estrutura do oleoduto Osbra – que liga Paulínia (SP) a Brasília (DF) – na altura do município de Cosmópolis (SP).
Não houve vazamento. As operações do duto foram interrompidas temporariamente para manutenção no local. No momento, a estrutura funciona normalmente. A Transpetro comunicou a polícia e está colaborando com as investigações.
A companhia ressalta que preza pela segurança de suas operações, das pessoas e do meio ambiente. Entre suas medidas preventivas está o Telefone Verde (0800 128 121), que é um canal de comunicação disponibilizado para a comunidade fazer denúncias, tirar dúvidas ou enviar sugestões”.