Bandidos vandalizam escola infantil municipal no Parque Ester

Além de destruírem algumas salas de aula e furtarem materiais escolares, eles defecaram em uma das salas

Uma escola municipal foi vítima de vandalismo durante a Sexta-feira Santa.
Na manhã de sexta-feira (14), Guardas Municipais (GM) foram acionados para atenderem a ocorrência, no Bairro Parque Ester.

Materiais escolares e livros didáticos dos alunos também se danificaram com o vandalismo que aconteceu na escola. (Foto: Cedida)

Brinquedos e objetos, que estavam guardados de forma organizada, foram jogados por toda a sala. (Foto: Cedida)

No local, a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Dona Jenny Rossi Rogge, indivíduos entraram e destruíram diversas salas e diversos equipamentos.
Em uma das salas de aulas, o armário, contendo o material escolar dos alunos, foi arrombado e tudo jogado ao chão e revirado.
Caixas, contendo brinquedos pedagógicos, também foram destruídas.
As cortinas, instaladas para protegerem os alunos da luz solar, foram queimadas.
Algumas mesas foram rabiscadas com diversas inscrições. Os invasores chegaram a defecar em uma das salas de aula.
Diversas portas, mesas e armários também foram vandalizadas pelos invasores.
A coordenadora da escola, Janaína Jorge, foi uma das primeiras pessoas que chegou ao local, na manhã de sexta-feira.
Segundo Janaína, “foi muito triste. Ficamos todos comovidos. Além de pegarem os materiais das crianças, destruíram a escola”.
Equipamentos, como ventiladores de teto, aparelhos de som e também de DVD, foram furtados da escola.
As imagens da destruição e do vandalismo foram divulgadas através das redes sociais. Isso acabou comovendo diversas pessoas da comunidade próxima da escola e também de toda a cidade.

Materiais que não foram furtados acabaram sendo jogados e espalhados pela escola. (Foto: Cedida)

Segundo a coordenadora, uma campanha vem arrecadando itens para serem repostos e disponibilizados aos alunos, repondo os bens que foram subtraídos.
“Diversas pessoas estão entrando em contato e estão se disponibilizando e doando itens. Já recebemos um aparelho de DVD, um rádio e alguns livros”, completou Janaína.
As portas e batentes, que foram destruídas, passaram por manutenção. A escola, que já foi monitorada por câmeras, estava sem o sistema de vigilância no momento da ação. Porém, segundo a coordenadora, o equipamento poderá ser reativado.
Quem puder ajudar, basta ir diretamente à escola, que fica na Rua Ponciano Tonussi, 377 – Parque Ester, ou então, telefonar para o número 3882-1734.
A escola está recebendo doações de brinquedos e também livros infantis.
Peritos, do Instituto de Criminalística (IC), de Americana, estiveram no local. Uma perícia foi realizada para comprovar os danos.

B.O. 1498/2017

A cortina de uma das salas foi incendiada. Se o fogo se alastrasse, toda a escola poderia ter sido queimada. (Foto: Cedida)