Barba grande está em alta e demanda alguns cuidados específicos

O visual ‘barbudo’ vem tornando-se moda no universo masculino. Independente da idade ou genética, muitos homens vêm buscando formas de tratar e preservar a barba seja ao estilo “lenhador”, ou até mais comportadas e baixas.
O barbeiro Edinei Domingos, de 29 anos, conta que a procura por procedimentos ou produtos para preenchimento da barba vem aumentando drasticamente. “Não há uma faixa etária que mais busca. Na verdade, todos querem isso. Por ser moda e pela vaidade que todos nós possuímos, muitos estão esforçando-se para conseguir o visual”, explica.
Segundo Edinei, não há um estilo que defina a maioria dos homens que o procura para tratar dos pelos faciais, mas há grande variedade de pedidos. “Alguns querem parecer o lutador Conor McGregor, outros preferem algo mais ‘afunilado’, menos volumoso ou mais quadrado”, explica.

Edinei Domingos, barbeiro, 29 anos

O barbeiro ainda comenta que “o tratamento é praticamente o mesmo do cabelo. De 15 em 15 dias, a pessoa precisa dar uma contornada, passar um balm e hidratá-la. Há também perfumes para a barba e muitos outros produtos de cuidados, como óleo, controlador de volume, etc.. Isso não é obrigatório, mas faz muita diferença”.
Algo que o auxiliar administrativo, Leandro Domingos, 34 anos, pode confirmar. “A primeira vez que deixei minha barba crescer, havia ficado bem ‘rala’. Nunca crescia muito e era bem falhada. Com o tempo, fui tratando, seguindo algumas dicas do Edinei, como cortar e passar alguns produtos. Quando percebi, ela já estava enorme, o que me rendeu uma nova aparência, com um ar mais maduro”, conta.
E dentro do universo masculino, ainda há certos julgamentos. “Alguns homens criticam. Uns falam que está legal, outros não, mas faz parte. Com relação às mulheres, pode-se dizer o mesmo. A minha, por exemplo, adora. Se eu tirar, ela fica brava (risos)”, afirma.
Para manter sua barba, Leandro afirma que, sempre que pode, vai até o salão cuidar da estética da mesma. O uso de xampu e óleos também colaboram para uma melhor aparência. “Se não cuidar, ela fica feia”, pondera.
Uma dica que ambos recomendam é o uso do produto Minoxidil. “Eu recomendo. Muitos clientes vêm até mim querendo alguma fórmula para fazer a barba crescer. A verdade é que não existe algo assim, nem o Minoxidil pode ser considerado uma fórmula, mas ele ajuda bastante, já que estimula aqueles pelos menores a crescerem. Entretanto, para que ele surta um bom efeito, é necessário usar corretamente, ou seja, pela manhã e pela noite. O resultado pode variar de pessoa para pessoa”, conclui.